Seja Bem Vindo(a) e volte sempre ao Blog do André Nilton Comunicador!!!

Ouça a nossa Rádio Independente FM 104.9

Web Radio Melodia

Radios Net

Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Seguidores

sexta-feira, março 02, 2012

Origem do povoado de Nova Esperança município de Ichu.



A maioria da população criticava o nome "Cachimbo Eterno" por achar este nome feio, foi aí que surgiu a ideia de substituir para NOVA ESPERANÇA.
Existia uma fazenda chamada Tira Barros do saudoso Francisco Avelino, mais conhecido como Chiquinho de Camilo, o nome desta fazenda se deu em virtude das atividades daquela gente que viviam retirando barro da lagoa da fazenda para confecções de panelas, pratos, Potes, Cachimbos e outros acessórios de louças para uso doméstico que na época era a principal fonte de renda da comunidade. Era costume do povo daquela localidade, principalmente as mulheres fumarem cachimbo de barro durante suas atividades.
Esta é a praça principal do povoado
Na década de 70, já com a população mais elevada, uma vila de casas já existia próximo da fazenda, onde as famílias das pessoas que trabalhavam nas confecções de acessórios de barros residiam, foi então que passou a se chamar povoado de Cachimbo Eterno. 

O nome “Cachimbo” foi em virtude dos costumes da época que quase todos fumavam cachimbo. Já o segundo nome “Eterno”, não se sabe até hoje o seu real significado.

Na medida em que o povoado crescia alguns moradores começaram a reclamar do nome “Cachimbo Eterno” onde achavam muito feio e começou então a se discutir outro nome para colocarem no povoado, foi então que em comum acordo na década de 80, entre as gestões dos ex-prefeitos Renato Cedraz e Dorivaldo Ferreira o nome foi substituído para Nova Esperança o que está até os dias de hoje.
Esta é a Rua Bahia: Por ser um povoado bastante populoso
a maioria das ruas estão pavimentadas 
Durante toda História deste que é o mais populoso povoado do município, com aproximadamente 300 habitantes, vários nomes importantes já existiu nesta comunidade, nomes que ajudaram no desenvolvimento e crescimento deste importante povoado como os saudosos, José Pequeno, Pedro de Justo e dona Maria Bispo. Tiveram também muitos líderes políticos nesta comunidade, nomes importantes que também contribuíram no desenvolvimento e crescimento deste povoado, a exemplo dos saudosos Zé Crispim e Manoel Domingos de Araújo mais conhecido como Manoel de Mocinha, que ambos também lutaram pelo o bem comum desta comunidade, este ultimo por sua vez, deixou de herança um filho que deu continuidade a vida pública deixada pelo seu pai que é hoje um grande líder político no povoado de Nova Esperança. Estamos falando do ex-vereador Urbano de Araújo que foi eleito por três mandatos como vereador e representante político deste importante povoado, inclusive sendo o primeiro suplente da coligação de oposição nas eleições de 2008.
Rua Mato Grosso
Além de Urbano existem hoje no povoado de Nova Esperança outros nomes importantes na política do município. 

Nomes como, Francisco Avelino Neto, que é neto do antigo dono da fazenda Tira Barros, mais conhecido como Chico de Zizí, Reinaldo da Silva Oliveira, mais conhecido como Nadinho, José Ares conhecido como Amado e Davi Ferreira, Violeiro bastante conhecido na região que já foi inclusive vereador por dois anos (1990/1991) assumindo a vaga deixada pelo então vereador Antônio de Roque afastado na época por problemas de saúde.
Escola Municipal Deputado Emério Resedá
O povoado de Nova Esperança possui hoje uma das maiores e melhores rede de ensino do município, que é a "Escola Municipal deputado Emério Resedá" construído em 2003 na gestão do ex-prefeito Dorivaldo Ferreira da Silva. 

Tem também dois grandes Empreendimentos Econômicos Solidários que gera emprego e renda para os trabalhadores e trabalhadoras Familiares do povoado de Nova Esperança e Comunidades circunvizinhas; estamos falando do Centro São João de Deus eCooperagil que juntas beneficiam cerca de 1500 pessoas.  
Cooperagil e Centro São João de Deus beneficiam cerca de 1500 pessoas
A Associação Comunitária dos Amigos do Centro São João de Deus, é uma entidade Civil, sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, declarada como de Utilidade Pública Municipal e Estadual. Fundada em 04 de abril de 1999 pelo espanhol Pe. Leopoldo Garcia Garcia, na época Pároco de Ichu, na comunidade de Nova Esperança. 

Esta é a história do povoado de Nova Esperança, aguardem que em breve estaremos contando história de outro povoado de nosso município.

Da redação com informações de Davi Ferreira, Urbano de Araújo e Genivaldo.

        

Um comentário:

  1. gostaria de conhecer o minicipio, porém nao consigo obter resposta de qual percurso e mas perto de serinha até ai.
    quanto Km é de ichu a té o povoado nova esperança.
    responda para o e-mail santos_natanael@hotmail.com

    ResponderExcluir

Fotos aéreas de Ichu Bahia, breve mais imagens internautas!

Colaboração do Fotografo ACL o Popular Mala Veia.

Deixe seu Recado ou Sugestão!