Seja Bem Vindo(a) e volte sempre ao Blog do André Nilton Comunicador!!!

Ouça a nossa Rádio Independente FM 104.9

Web Radio Melodia

Radios Net

Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Seguidores

segunda-feira, janeiro 23, 2012

ICHU - Reflexão sobre a política e a politicagem em nosso município.


O município de Ichu está passando por um momento muito delicado na política local; em todos os lugares que se anda não se fala em outra coisa a não ser na possível cassação do atual prefeito Carlos Santiago e o vice Renato Adelino, fato inédito em nosso município.

Como sempre é de costume os eleitores e correligionários aproveitam da situação para tirar um sarro já que aqui só existem dois grupos fortes, um que é liderado pelo atual prefeito Carlos Santiago e o outro pelo candidato derrotado na eleição de 2008, Evânio Cordeiro, professora Lúcia e António George.

Aqueles mais emotivos, infelizmente falam pela emoção do momento, como sendo os únicos certinhos no município, e acabam esquecendo o passado quando também erravam tanto quanto hoje erram os ditos envolvidos na cassação e de certa forma estão fazendo politicagem.   

Na verdade, eu estou querendo chamar a sua atenção é para a política e a politicagem existente em nosso município, e para entendermos precisamos compreender o que significa isso. Por exemplo, o que é política? Segundo o dicionário, a política é a arte ou a ciência da organização, direção e administração de nações, Estados ou Municípios. Já á politicagem, é aquela política de interesses pessoais, de troca de favores, ou de realizações insignificantes. Não sei se ficou bem claro para vocês, mas o que queremos dizer é que vemos é a falta de comprometimento (para não dizer caráter) no limite entre uma coisa e outra. 

Vamos dar alguns exemplos:  
Entrar em acordo com partidos políticos adversários para melhor poder governar um município, um estado ou um país é fazer Política. Trocar apoio político por dinheiro é Politicagem! (pra não dizer corrupção)  

Se preocupar com o futuro do município, do estado ou da nação ao invés de perseguir governos anteriores, é Política. Acobertar denúncias de corrupção dos gestores anteriores, é Politicagem (para não dizer prevaricação ou - sendo mais leve - omissão!).  

O problema é que estamos tão habituados a ver conchavos, desvio de dinheiro público e corrupção que até mesmo nós - tão longe de sermos os beneficiários desta Politicagem toda, perdemos a capacidade de diferenciar o que é isso ou aquilo.   

Precisamos ficar atento na forma como tratamos as coisas sérias na nossa política, principalmente a política local, se Carlos está sendo condenado é porque algo de errado cometeu, e nós como eleitores temos a nossa parcela de culpas, tem pessoas que se aproveitam na época de campanha eleitoral para ficar exigindo isso ou aquilo dos candidatos tanto de um lado quanto do outro. Muitas das vezes o candidato dar na certeza de que se ele não der o outro vem e dá e acaba perdendo o voto daquele que sempre demostra-se indeciso.  

É lamentável quando vemos pessoas comuns dizerem, que só ganha uma disputa política quem tiver dinheiro para gastar, isso é mesmo que dizer que os votos são comprados de uma forma ou de outra. Com dinheiro vivo, com um tanque de gasolina, um saco de cimento, um exame médico ou até mesmo uma chuteira para jogar bola. Na verdade esta é uma realidade que vivemos e precisamos mudar, nosso voto é uma forma de exercermos nossa cidadania e depois podermos cobrar de nossos candidatos o bem comum para todos.  

Quando um político compra seu voto, ele quando eleito não tem mais nenhum compromisso com você, no entanto ele precisará reembolsar tudo àquilo que gastou na sua campanha eleitoral, e aí está a nossa culpa na corrupção em nosso município. Quando é pra uma reeleição eles acabam sendo obrigado a fazer uso da máquina pública e até mesmo dinheiro público para custear suas despesas na campanha eleitoral, por isso eleitor, fique atento com o candidato que vier pedir seu voto, não aceite propina e nem nenhum objetos por mais que você tenha necessidade em troca de seu voto, este candidato não terá nenhuma condição de ser um bom gestor que possa trabalhar pelo município e depois você estará passando por constrangimento, assim como os eleitores e correligionários de Carlos com a atual situação que vive.

Por: Valdir Carneiro // Ichu Notícias 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fotos aéreas de Ichu Bahia, breve mais imagens internautas!

Colaboração do Fotografo ACL o Popular Mala Veia.

Deixe seu Recado ou Sugestão!