O Semiárido, na maioria das vezes é tratado como uma região de pessoas incapazes e sujeitas a alienação e como local inviável. Buscando um novo olhar começa a crescer
nos municípios a perspectiva de semiárido já visto como uma região
viável e que seu povo é cidadão.
Precisando conhecer mais a cultura e
identidade do seu povo, a natureza que o cerca e com ela conviver, tendo
em vista as potencialidades de cada município. Pensando
nisso é que desde quarta-feira, 25 de janeiro, professores e
coordenações do CAT e Baú de Leitura dos municípios de Ichu, Serrinha e
Lamarão estão construindo a ficha pedagógica para ser trabalhada nas
primeiras unidades do ano letivo.
O
encontro tem como objetivo oportunizar aos educandos, família e
comunidade a caminhar em busca de conhecimentos para valorização da
identidade e da cultura local, refletindo sobre valores, desafios,
potencialidades e alternativas de sustentabilidade no contexto do
semiárido. Esse
material servirá para nortear o trabalho do professor do campo,
com sugestões de atividades e tendo como maior foco a valorização da
educação do campo.
Diante disso, e pensando no tema gerador para 2012 – “Construindo saberes e exercendo cidadania no contexto do semiárido” – Propõe-se trabalhar os subtemas: Identidade
(família, escola e comunidade) e cultura local (valores, desafios e
potencialidades); Sustentabilidade no semiárido (meio ambiente e
agricultura familiar) e juntamente com famílias e
comunidades discutir e ampliar os conhecimentos, valorizando a cultura
local. Deve também, potencializar a agricultura familiar para que o
cidadão possa de forma refletida contribuir para o desenvolvimento de
valores e práticas sociais, buscando viabilizar perspectivas de vida
melhor. As atividades encerram na tarde desta sexta-feira dia 27.
Fonte: AL Noticias
Nenhum comentário:
Postar um comentário