O Concurso de Máscaras, Baianas e Alegorias é considerado como uma das maiores e melhores tradições existentes no município de Ichu.
Fazendo parte da Festa em Louvor ao Sagrado Coração de Jesus o concurso acontece sempre na sexta-feira e este ano será no dia 3 de fevereiro.
A expectativa por parte da comunidade é grande para saber o que os artesãos conhecidos como Layone, Vânio filho de Gil Bar, Pêpa, Didil entre outros estão preparando para mastrarem no concurso.
Para apimentar ainda mais, aconteceu uma divisão e foram formados dois grupos que em locais isolados estão confeccionando suas máscaras e alegorias de forma artesanal.
A equipe do AL Notícias esteve na manhã desta terça-feira, 31, na residência de Layone conhecido como Mestre Binho que lidera um dos grupos. Por lá encontramos Junior (neto de Didi de Mirão), Charles (filho de Pichulenga), Henriquinho filho de (Edson Matos) e Michel, sendo que ainda fazem parte Euller, Ylisson, Laudecy, Karol e Ilka Mirelly.
No momento que chegamos encontramos Layone montando a cabeça de um dragão que segundo ele irá impressionar a todos.
O clima no local é bastante divertido e as conversas sobre os grupos tornam o ambiente bem agradável.
Muitos jornais são utilizados como matéria prima na confecção das artes e aos poucos os animais vão ganhando forma e quem sabe até vida na imaginação das pessoas principalmente da criançada.
À nossa equipe Layone declarou que desde os oitos anos de idade confecciona e participa da festa. Ele disse que faz essas artes por amor e vontade de ver a tradição ser mantida. Layone informou também que atualmente já está sendo possível angariar alguns recursos financeiros, pois muitas pessoas acabam encomendando máscaras para os filhos e com isso está sendo possível unir o útil ao agradável.
No atelier já estão prontas algumas máscaras e alegorias que irão desfilar sexta-feira, enchendo as praças do centro da cidade de cores, criatividade e alegria.
Da residência do Mestre Binho, seguimos para a casa do Mestre Wagner e lá encontramos outro grupo montando as suas artes liderados por Vânio de Gil Bar.
O interessante é que verficamos novamente a participação de Henriquinho e Michel, o que deixa a dúvida de qual grupo os dois realmente fazem parte.
Segundo Vânio a disputa de grupos não passa de uma brincadeira entre os amigos e que essa divisão deixará o concurso mais apimentado, embora, tenha certeza que a sua equipe vencerá esta disputa sadia.
Os artesãos que estão se desdobrando para que até a sexta-feira todas as máscaras e alegorias fiquem prontas, mostraram certa preocupação com esta tradição no que diz respeito a incetivo por parte da comunidade.
Para eles o maior prêmio é a participação, mas como para confeccionar as artes existe um gasto considerável com arame, cola, tinta, papel e muitos outros produtos, se faz necessário acontecer um aumento no valor da premiação.
Layone e Wagner afirmam que existem alegorias que levam mais de vinte dias para serem concluídas e que algumas delas chegam a consumir 15 kg de arame.
O Concurso de Máscaras, Alegorias e Baianas, desde 2009 vem sendo organizado pelo Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação, através de Edicarlos Soares (Diretor de Cultura) e Kleidson Franklin (Diretor de Fomento).
A equipe organizadora com apoio de alguns voluntários estão percorrendo o comércio em busca de patrocínio para ser utilizado na premiação.
Este evento acontecerá sexta-feira, 03 de fevereiro, a partir das 14:30 e contará com a participação da Banda de Fanfarra de Pé de Serra que todos os anos anima a festa profana. Todos estão convidados.
Fonte: AL Noticias
Nenhum comentário:
Postar um comentário