A indústria de bebidas deve anunciar até o fim deste
mês acordos para três novas fábricas na Bahia. Somados, os investimentos
ultrapassam os R$ 500 milhões, de acordo com a Secretaria da Indústria e
Comércio (SICM).
Caso
a expectativa do governo se confirme, a Bahia vai superar, este mês,
os R$ 427 milhões investidos pelo segmento no Estado em 2011.
Os
nomes das três empresas são mantidos sob sigilo, mas pelo menos uma
delas prevê uma fábrica na região entre Dias D'Avila e Alagoinhas para
aproveitar um dos grandes trunfos que a Bahia tem para a atração de
empresas do ramo: o lençol freático de São Sebastião. A
água de boa qualidade que brota do subsolo da região foi um dos
principais atrativos para a instalação da fábrica da Schincariol em
Alagoinhas, em 1997. Em 2010, a empresa anunciou uma ampliação de R$ 400
milhões, que praticamente dobrou a capacidade de produção na planta. Mais
recentemente, as águas de São Sebastião despertaram o interesse das
empresas peruanas AJE Group e San Miguel, que ingressaram no Brasil com
investimentos na faixa dos R$ 60 milhões cada, interessados em
conquistar o mercado nordestino com as chamadas "tubaínas modernas". A
proposta do Big Cola, carro-chefe da AJE Group, e da Kola Real, do San
Miguel, é oferecer ao mercado produtos com preços mais em conta, mas
elaborados com elevados padrões de qualidade. Geração de empregos - Em
fase de pré-operação, a San Miguel está montado, a partir da Bahia, um
centro de operações para ganhar espaço na Região Nordeste. A fábrica vai
gerar 250 empregos diretos, enquanto a rede de distribuição, em sete
dos nove estados nordestinos, será responsável pela geração de mais 800
postos de trabalho. No caso do AJE Group, os números de empregos gerados
são bastante parecidos. Além
de ganhar espaço como polo para a produção de bebidas, a Bahia começa a
vivenciar o adensamento da cadeia. “Estamos produzindo latinhas aqui no
Estado. Não dá mais para atender a demanda da Bahia com os produtos de
fora", comemora James Correia, secretário da Indústria, Comércio e
Mineração. Segundo ele, a inauguração da unidade da Latapack Ball, em
Alagoinhas, está prevista para o mês que vem. Além disso, Correia diz
que está em fase final a implantação de uma fábrica de latas dentro da
planta da Schincariol para atender à demanda da cervejaria. Mercado consumidor - O
especialista na captação de investimentos acrescenta que os índices de
crescimento da região e o aumento do mercado consumidor têm atraído um
tipo de investidor bastante interessante para a geração de empregos. “Um
investimento de R$ 50 milhões na indústria petroquímica gera dez
empregos. No segmento de bebidas, são 200 com o mesmo investimento”,
compara Figueiredo. Além disso, ele lembra que a produção de bens finais
alimenta a geração de postos de trabalho. “A distribuição supera o que é
gerado na produção", diz.
Fonte: Interior da Bahia
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