Seja Bem Vindo(a) e volte sempre ao Blog do André Nilton Comunicador!!!

Ouça a nossa Rádio Independente FM 104.9

Web Radio Melodia

Radios Net

Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Seguidores

sexta-feira, abril 13, 2012

Ichu: Projeto de Intervenção de Ana Maria foi apresentado na Secretaria de Saúde.

Com a participação dos Agentes Comunitários de Saúde, a estagiária do 8º semestre – Curso Bacharelado em  Serviço Social, Ana Maria Anunciação, apresentou na ultima quinta feira dia  11de abril, na Secretaria Municipal de Saúde o Projeto de Intervenção
As dificuldades enfrentadas no Tratamento Fora do Domicílio (TFD)- Uma análise sobre as experiências vivenciadas pelos usuários do município de Ichu-Bahia.
No projeto ela observou  as demandas atendidas pelo Setor de Serviço Social que possibilitaram experiências ímpares e a compreensão dos princípios norteadores da prática profissional do Assistente Social, refletir sobre a importância da intervenção profissional para a identificação dos diferentes fatores que interferem nas condições de vida e saúde da população.
Na excursão do Projeto foi possível identificar situações percebidas, mas, nunca sistematizadas, que por várias vezes causaram preocupações e até muito sofrimento durante o tratamento.
 É importante frisar que durante as visitas domiciliares foi explicado a não obrigatoriedade de participação, enfocando que o estudo se daria de livre consentimento, conforme os preceitos éticos que envolvem pesquisas com seres humanos de acordo a Resolução196/96 do Ministério da Saúde.
Vale ressaltar que estas dificuldades se expressam com grande frequência também no seio familiar, com amigos e sociedade em geral.
O Tratamento oncológico possui alto custo, por isso, os usuários não provem meios financeiros para realiza-lo. Diante de uma renda insuficiente para suas necessidades básicas, se deparam com a demora no agendamento por indisponibilidade de vaga, exame que não é realizado pelo SUS, prescrição de medicação de alto custo. Assim destaca-se a necessidade da ampliação da oferta, se as fontes de financiamento para o SUS não são suficientes para garantir os direitos sociais, urge a necessidade de repensar a Politica de Saúde Brasileira.
Ana Maria que contou com a colaboração da Assistente Social Márcia Porto, afirma que é responsabilidade de todos pensar e repensar a Política de Saúde. Assim teremos de fato o SUS como patrimônio do povo e a serviço do povo. Afirma.




Por: André Luiz – Ichu // AL NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fotos aéreas de Ichu Bahia, breve mais imagens internautas!

Colaboração do Fotografo ACL o Popular Mala Veia.

Deixe seu Recado ou Sugestão!