Seja Bem Vindo(a) e volte sempre ao Blog do André Nilton Comunicador!!!

Ouça a nossa Rádio Independente FM 104.9

My Great Web page

Seguidores

sexta-feira, abril 13, 2012

Ichu: Nossos patrimônios, em vez de preservarmos, estamos destruindo.



O AL Notícias vem acompanhando a situação de alguns patrimônios existentes em Ichu e que fazem parte da história do município, seja público ou não.
Nesta reportagem daremos destaque para a Sociedade Recreativa Yara ou Clube Yara como é conhecido.
A Sociedade Recreativa Yara ou Clube Yara, foi fundado em 16 de julho de 1955 na Vila de Ichu, Município de Riachão do Jacuípe sob a presidência do Professor Sizenando Ferreira de Souza, pessoa de grande destaque  na cidade vizinha de Conceição do Coité. A sociedade foi criada, com a finalidade não só para o impulso da Vila Ichu, como ainda para incremento da cultura da mocidade e proporcionar um meio de diversão. Com o clube os diretores queriam desenvolver a arte teatral, ou cinema, biblioteca escolar e outros fatores de caráter educativo.
Já organizada, o primeiro presidente da oficial  da sociedade foi o senhor Hildebrando Cedraz, conhecido como Pequeno Cedraz.
1º Presidente Oficial do Clube Yara
Fizeram parte da primeira Diretoria também Albertino Ferreira da Silva, Armando Miranda Lima, Álvaro Trabuco de Lázaro, Cloves Cordeiro Guimarães e Raimundo Gordiano Cedraz.
O Conselho Deliberativo foi composto por Antonio de Souza Brandão, Adalberto Ferreira Santiago, Jairo Ferreira da Silva, José de Souza Brandão, Henrique Ferreira da Silva, Dorivaldo de Souza Brandão, Rozendo Ferreira da Silva e Estefânio Carneiro de Almeida.
Além dos integrantes da Diretoria e do Conselho Deliberativo, foram considerados sócios fundadores os senhores Abelardo Gordiano Cedraz, Adalberto Ferreira Santiago Filho, Renato Mascarenhas Cedraz, Azio Ferreira da Silva, Francisco Brandão Ferreira, José Aires Brandão Ferreira, Fernando Brandão Ferreira, Deraldo Cedraz Carneiro, Manuel Gonçalves da Silva, Odilon Gonçalves da Silva, Professor Sizenando Ferreira de Souza e Enéas Estáquio de Oliveira.
Como não tinha sede própria o Clube Yara funcionou por muito tempo no prédio que hoje pertence ao senhor Abelardo Gordiano Cedraz.

Por muito tempo esta foi a sede do Yara
O senhor Durvalino Elpídio da Silva (falecido), presidiu por certo tempo o clube e na época realizou várias campanhas para angariar  recursos financeiros, recebendo também uma verba da Secretaria do Trabalho e Bem Estar Social.
Conforme relato feito pelo senhor Durval para um histórico publicado em 1996 na VII Semana de Cultura, quando Ichu completou 34 Anos, com os recursos conquistados foi possível reformar e comprar móveis para o Clube. Ele lembrou que com este dinheiro deu para iniciar a construção da sede própria da entidade.
Com a colaboração dos membros da Diretoria e de pessoas da comunidade, foram realizadas as micaretas de 69 e 70, a festa de aniversário do clube entre outros eventos.
A Sociedade Recreativa Yara tem como sócios remidos os senhores: Jorge Ferreira da Silva, Dorivaldo Ferreira da Silva, Antonio Ferreira da Silva (Bitelo), Carlos Santiago, Pedro Oliveira, Aguinaldo Cordeiro (Guina), Evandro Matos e Renato Mascarenhas Cedraz.
A partir da década de 80 o clube passou a ser gerido por Jorge Ferreira da Silva com alguns amigos. Neste período  foram construídas outras dependências e as piscinas.
Com a nova área de lazer a comunidade ichuense tinha a disposição um local apropriado para se divertir nos finais de semanas e feriados, principalmente em dias com muito sol.
1º Desfile Garota Piscina – realizado em 20 de setembro de 1987
As crianças aproveitavam e se divertiam bastante nas águas cristalinas da piscina infantil do Clube Yara.
Além de festas tradicionais,  o Clube Yara por muitas vezes foi utilizado para formaturas, encontros e eventos políticos como reuniões e convenções.
Convenção pró candidaturas de Jorge Ferreira e Paulino – 1992
Mesmo com dificuldade financeira e com poucos associados contribuindo, o clube funcionou até o início de 2005, quando teve suas atividades totalmente paralisadas.Carlos Herivelton, Pedro da Cesta,  o saudoso João Ferreira e muitos outros estiveram na linha de frente da entidade. Vale destacar o incansável Valdemar Ferreira que se dedicava e com muita responsabilidade cuidava das piscinas.
Verificando que era mais um patrimônio de Ichu que estava acabando, Josemilton Carneiro “Bobó”  em um ato corajoso resolveu reativá-lo com muito sacrifício e perseverança.
Foram realizadas pequenas reformas e aos poucos o clube estava voltando a funcionar, organizando  festas  e ganhando a confiança da população.
Em agosto de 2011 a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus realizou no Yara o encerramento da Semana Nacional da Família.
Como ultimamente muitas pessoas têm adotado o método da destruição e não da preservação, verificamos os nossos patrimônios se esvaindo e a nossa cultura material deixando de existir.
Para a tristeza da comunidade quando o clube estava se organizando, vândalos que participavam de uma festa realizada em dezembro do ano passado, pela NF Produções destruíram o Yara, protestando pelo atraso da dupla Hélio e Junior. (Clique aqui e relembre este fato).
Quatro meses depois a equipe do AL Notícias voltou para verificar como estava a estrutura do clube e encontrou um quadro desolador.
Muita sujeira e pedaços de cadeiras continuam espalhados pelo chão
O Guerreiro
Com a persistência de sempre, Josemilton afirma que vai continuar lutando para que esta entidade esteja à disposição da comunidade.
Bobó conclama a população ichuense a se engajar nesta luta para conseguir resgatar este patrimônio tão importante.
Visando arrecadar recursos para pagar as despesas com a colocação de portas de ferro, e outras dívidas antigas,  Bobó informou que serão realizadas duas festas. A primeira será no  final deste mês (abril/2012)  onde haverá boate com DJ e a outra acontece no dia das mães com a participação de vários artistas ichuenses que estão se disponibilizando para ajudar a entidade.
ESTA LUTA É DE TODOS NÓS E O AL NOTÍCIAS ESTÁ DISPOSTO A COLABORAR. E VOCÊ?
Assim está o Clube Yara:
A piscina é o local predileto para os ichuenses nos finais de semana e feriados
Por: André Luiz – AL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fotos aéreas de Ichu Bahia, breve mais imagens internautas!

Colaboração do Fotografo ACL o Popular Mala Veia.