Seja Bem Vindo(a) e volte sempre ao Blog do André Nilton Comunicador!!!

Ouça a nossa Rádio Independente FM 104.9

Web Radio Melodia

Radios Net

Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Seguidores

quinta-feira, outubro 06, 2016

Iniciada a obra de restauração da estrada Riachão do Jacuípe – Conceição do Coité.


Inicio da obra partiu de Riachão do Jacuípe | Foto: Raimundo Mascarenhas
Começou na manha de segunda-feira (03) a obra de restauração e pavimentação dos 28 km da BA 120, trecho que liga Riachão do Jacuípe a Conceição do Coité. O serviço será em TSD com capa selante solo e brita, tratamento com duas camadas. O material existente na estrada será utilizado com sub-base.


Rogério disse que a obra pode ser concluída antes do prazo 
previsto Foto: Raimundo Mascarenhas
O engenheiro Rogério Gomes de Almeida Filho, da empresa Augúrio Construções e Terraplanagem Ltda, vencedora da licitação e apta para desenvolver a obra., falou ao CN que o contrato prever a realização da obra em um ano, mas pretende executar entre seis a sete meses.
Sobre a mão de obra, Rogério Gomes explicou que a empresa já tem o quadro de pessoal especifico que vem de outras obras, mas esse quadro será ampliado com a contratação de 40 a 50 pessoas que serão utilizadas nos trabalhos de campo (estrada) e casa.
Os acessos dos povoados de Chapada (Riachão do Jacuípe) e Almas (Conceição do Coité), além do Bairro Terra Nova (Coité), não estão incluídos no contrato, apenas os 28 km de rodovia. Rogério explicou também que o inicio das obras por Riachão do Jacuípe foi atendendo uma determinação do contrato, onde se localiza o km 01.
Percorrendo o trecho
Construtora Augúrio responsável por mais uma importante estrada que liga o
Território do Sisal ao Jacuípe | Foto: Raimundo Mascarenhas
O Calila Noticias vai acompanhar o trabalho de restauração e mostrar o andamento. O trecho de 28 km começa em frente as industrias instaladas em Riachão do Jacuípe e mais a frente dois futuros condomínios. A 02 km da cidade de Riachão do Jacuípe, a estrada beneficia uma área que estão surgindo clubes com quadras para futebol soçaite e festas ocasionais, além da opção de lazer diariamente. O trecho seguinte, até o acesso ao Povoado de Chapada, é formado por grandes fazendas onde predomina a pecuária. O agricultor Antonio Pedro Souza, ficou satisfeito com a obra, pois, segundo ele, vinha tendo muito do prejuízo com a manutenção do seu carro.
Povoado Maracujá em Coité tem o reconhecimento Quilombola
Foto: Raimundo Mascarenhas
A comunidade Quilombola do Maracujá, município de Conceição do Coité, também será beneficiada, segundo um dos líderes do movimento, Hélio de Oliveira Silva, mais conhecido por Hélio do Povo, o trecho vicinal que faz as ligações dos terrenos quilombos são beneficiados pela Prefeitura, “mas o povo fica imaginando quando tem que pegar a BA, principal acesso para as cidades de Coité e Riachão, onde são comercializados os produtos da região e toda movimentação, seja médico, banco e outros tipos de negócios. Nossa cultura é fazer negócios nestes dois municípios”, afirmou Hélio do Povo.
Chegada a cidade de Coité na subida da ladeira da Juliana Foto: Raimundo Mascarenhas
Após o acesso do povoado de Almas, ainda se observa a existência de grandes fazendas e com aproximação da cidade de Conceição do Coité esse cenário vai se modificando e começa a área onde predomina agricultura familiar, depois as chácaras e por fim, a conhecida ladeira da Juliana.
Visão da estrada do topo da ladeira da Juliana | Foto: Raimundo Mascarenhas
No perímetro urbano de Conceição o Coité, a existência de empresas beneficiadoras de sisal, aumenta o trafego de veículos pesados e por dar acesso a vários povoados do município, o movimento é intenso. Este trecho de 1.200 metros foi recentemente asfaltado e a ideia, segundo o secretário de Infraestrutura de Conceição do Coité, Kleuber Cedraz, é que seja duplicado, inclusive existe uma área pública para isso e o deputado Alex da Piatã (PSD) e o prefeito reeleito Francisco de Assis (PT) já tratou desde assunto com o governador Rui Costa.
Visita de Alex e Kleuber antes da aplicação do asfalto| Foto: Raimundo Mascarenhas
O deputado Alex da Piatã disse que era questão de honra lutar pela recuperação dessa estrada que liga dois municípios importantes e acesso de ligação de outras cidades do Território do sisal para quem deseja ir a Feira de Santana ou Salvador. “Sabemos o quanto foi chato para os motoristas, que por mais de um ano tiveram que enfrentar a situação desagradável de passar, alguns todos os dias por ela. Mas o nosso governador entendeu o nosso apelo e autorizou a recuperação e em breve teremos uma nova estrada”, afirmou Alex.
Augúrio Construções e Terraplanagem conhece bem a região 
A Augúrio Construções e Terraplanagem já realizou vários serviços na região do sisal e Bacia do Jacuípe
Redação CN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fotos aéreas de Ichu Bahia, breve mais imagens internautas!

Colaboração do Fotografo ACL o Popular Mala Veia.

Deixe seu Recado ou Sugestão!