Seja Bem Vindo(a) e volte sempre ao Blog do André Nilton Comunicador!!!

Ouça a nossa Rádio Independente FM 104.9

Web Radio Melodia

Radios Net

Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Seguidores

sábado, outubro 08, 2016

Estiagem deixa 90 municípios da Bahia em situação de Emergência.

Foto: André Nilton

A estiagem vivida pelos baianos tem causado problemas no abastecimento de água potável, além de prejuízos na agricultura e na pecuária em algumas regiões da Bahia, principalmente na região do Semiárido  e como"um ponto fora da curva" os  municípios das Regiões Sul e Extremo Sul também foram afetados por estiagem em 2015/2016. 

Nesta sexta – feira (07), o Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, reconheceu os decretos municipais de Situação de Emergência de Iraquara (Chapada Diamantina), Livramento de Nossa Senhora (Sertão Produtivo), Poções (Vitória da Conquista) e Santa Maria da Vitória (Bacia do Rio Corrente). A Portaria de n° 181 que contempla  os referidos municípios, foi assinada pelo Secretário Nacional de Defesa Civil, Renato Newton Ramlow e publicada no Diário Oficial da União - DOU.

As chuvas que caíram nos últimos dias foram de baixa intensidade e mal distribuída espacialmente, portanto não houve ainda alteração da escassez de águas nos reservatórios, ou rios que abastecem os municípios das referidas regiões.  

Desde o início do ano até a presente data, 277 municípios foram homologados pelo estado, 109 reconhecidos pelo governo federal, assim, totalizando uma população estimada em 3,3 milhão de pessoas. 

Atualmente, 90 municípios estão declarados em Situação de Emergência por causa da estiagem e ou seca e sendo avaliados pelo Governo do Estado através da Superintendência de Proteção  e Defesa Civil – SUDEC. Dos quais,  81 já estão  reconhecidos  pelo MI/ Defesa Civil Nacional,  o que poderá trazer benefícios à 1,5 milhão de pessoas atingidas pela seca.  

A população dos municípios de Canudos, Cansanção, Chorrochó, Curaçá, Iramaia, Lagoa Real, Maracás, Quinjingue, Saúde e Uauá estão sendo atendidas através de convênio carro pipa com a Sudec, e os demais municípios reconhecidos estão sendo atendidos pela Operação Pipa do Exército Brasileiro com recursos do Governo Federal.

Ascom  Superintendência de Proteção e Defesa Civil - Sudec

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fotos aéreas de Ichu Bahia, breve mais imagens internautas!

Colaboração do Fotografo ACL o Popular Mala Veia.

Deixe seu Recado ou Sugestão!