Seja Bem Vindo(a) e volte sempre ao Blog do André Nilton Comunicador!!!

Ouça a nossa Rádio Independente FM 104.9

Web Radio Melodia

Radios Net

Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Seguidores

terça-feira, setembro 27, 2016

ICHU–SETEMBRO AMARELO FOI DESTAQUE NA SALA DE ESPERA REALIZADA PELO NASF NA UBS AURELIANO EVARISTO NO POVOADO DE LICURI.

No município de Ichu foi trabalhado durante todo o mês de setembro a prevenção do suicídio com salas de espera, palestras em grupos, dentre outras atividades.

Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro, desde 2014, por meio de identificação com a cor amarela e ampla divulgação de informações, com uma atenção especial no dia 10 de setembro, pois é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Um problema de saúde pública que vive atualmente a situação do tabu e do aumento de suas vítimas é o suicídio. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Tem sido um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas.


A esperança é o fato de que, segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. É necessário a pessoa buscar ajuda e atenção de quem está à sua volta.

Os principais fatores de risco com o paciente suicida é:

Tentativa prévia de suicídio;
Doença mental;
Desesperança, desespero, desamparo e impulsividade;
Idade;
Gênero;
Doenças clínicas não psiquiátricas;
Eventos adversos na infância e adolescência;
História familiar e genética;
Fatores sociais;

A Nutricionista Diana Santiago que compõe o Nasf alertou alguns sinais relacionados a alimentação que pode está associada ao paciente suicida, tais como: comer escondido, comer rápido, comer sem estar com fome, comer até se sentir mal, estar sempre comendo ou sentir culpa após um episódio de descontrole.

Moysés Araújo, Educador Físico da Equipe do Nasf falou sobre a prática de atividade física e deu dicas sobre alongamentos, onde tem grande influência com a  autoestima e a depressão em praticantes, evitando assim o suicídio.

Por: Cida Carneiro com texto e fotos de Diana Santiago-Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fotos aéreas de Ichu Bahia, breve mais imagens internautas!

Colaboração do Fotografo ACL o Popular Mala Veia.

Deixe seu Recado ou Sugestão!