Seja Bem Vindo(a) e volte sempre ao Blog do André Nilton Comunicador!!!

Ouça a nossa Rádio Independente FM 104.9

Web Radio Melodia

Radios Net

Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Seguidores

quarta-feira, setembro 14, 2016

Agricultores familiares de Valente serão beneficiados com Casa de Farinha.

“A assinatura desse convênio é a materialização de um sonho que a gente pensou que não ia ser realizado, agora vai ser possível construir uma casa de farinha e fazer com que os jovens sejam incluídos e não saiam daqui”, foi com essas palavras que Eliete dos Santos, presidente da Associação Comunitária dos Moradores de Papagaio, no município de Valente, celebrou na última segunda-feira (12), a assinatura do convênio com o projeto Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Ação e desenvolvimento regional (CAR), empresa da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

O convênio, que prevê um investimento no valor de R$ 142 mil, beneficiará 150 famílias da comunidade de Papagaio, com a construção de uma casa de farinha. “Por meio deste convênio será possível a essas famílias ter uma casa de farinha estruturada, que consequentemente, levará ao mercado um produto qualificado e com valor agregado. Até porque a farinha é um alimento que tem presença garantida na mesa do baiano e do brasileiro”, ressalta o secretário de SDR, Jerônimo Rodrigues.

De acordo com o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, a mandioca faz parte da tradição do nordestino.  “Nós queremos melhorar a produção, para  que essas famílias tenham mais renda e uma qualidade de vida melhor”. Dias lembrou também da importância do projeto Reniva que possibilita aos agricultores o acesso às variedades de mandioca melhoradas.

O Reniva é coordenado pela Embrapa Mandioca e Fruticultura, possibilita a multiplicação de manivas-semente em larga escala, resistentes a pragas e doenças e de excelente adaptação às regiões tradicionais produtoras de mandioca do Nordeste brasileiro.

Alimentação Escolar
A secretária de Educação, do município de Valente, Carlilian Anunciação, lembrou que 50% da merenda escolar no município vem da agricultura familiar, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “Antes esses agricultores eram invisíveis, mas conseguimos, por meio do PNAE, mostrar a importância produtiva das associações e cooperativas, além de ajudar no aumento da renda delas”.  A secretária informou ainda que a Associação Comunitária dos Moradores de Papagaio também fornece produtos para a alimentação escolar do município.

Bahia Produtiva
O projeto Bahia Produtiva apoia diversas cadeias produtivas, por meio de editais de chamada pública. Já foram lançados editais de apicultura e meliponicultura, caprinovinocultura, pesca e aquicultura, bovinocultura de leite e socioambientais, totalizando um investimento de R$ 120 milhões. O projeto é executado por meio de acordo de empréstimo com o Banco Mundial.
 
Secom, extraído do Ichu Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fotos aéreas de Ichu Bahia, breve mais imagens internautas!

Colaboração do Fotografo ACL o Popular Mala Veia.

Deixe seu Recado ou Sugestão!