Seja Bem Vindo(a) e volte sempre ao Blog do André Nilton Comunicador!!!

Ouça a nossa Rádio Independente FM 104.9

Web Radio Melodia

Radios Net

Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Seguidores

quinta-feira, setembro 15, 2016

ICHU- Setembro Amarelo foi o tema apresentado ao grupo de mulheres no Bairro Cortiço.

O setembro Amarelo vem sendo trabalhado e discutido em todo o país neste mês, como forma de conscientizar a população sobre a prevenção do Suicídio que é o ato de matar a si mesmo.

Na última quarta feira, 14 de setembro, a coordenadora de Vigilância Epidemiológica do município de Ichu, Ruany Almeida, trouxe este tema para o grupo de Mulheres do Bairro cortiço. 

Ruany frisou que hoje em dia esse tipo de morte é a 3ª maior causa no país entre as pessoas com faixa etária entre 15 e 35 anos. Para ela, a pessoa que tenta o suicídio, carrega sempre algo por trás sendo associados a alguns fatores sociais, psicológicos, sociodemográficos, ambientais e familiares. Esses fatores desencadeiam doenças como depressão, transtorno de personalidade, alcoolismo, esquizofrenia, transtorno mental dentre outras. A pessoa que tende a cometer um suicídio grita por socorro de forma  silenciosa, apenas mudando o seu comportamento ou as vezes ainda pronunciando frases de alerta e que muitas vezes não é perceptível pelas pessoas que estão a sua volta. É Preciso um olhar mais atento para essas pessoas. Na maioria das vezes conseguimos salvá-la com uma conversa. 

Sobre os fatores de proteção e prevenção Ruany destacou a religiosidade, a proximidade com a família, percepção otimista da vida, gravidez e maternidade, manter-se ocupado através de um emprego, uma rede social, dentre outros.

Para ajudar alguém com tendência ao suicídio ela lembrou que é preciso estar num lugar adequado, reservando um tempo para ouvir a pessoa com cordialidade, tratá-la com respeito sendo sempre afetuoso dando apoio necessário.

Para Finalizar, Ruany deixou uma mensagem reflexiva: "O sentimento que somos depende da historia que contamos e das que contamos para nós mesmos,(...) em particular das construções narrativas nas quais cada um de nós é, ao mesmo tempo o autor, o narrador e o personagem principal" -Jorge Larossa.

Por: Cida Carneiro Fonte - Ichu Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fotos aéreas de Ichu Bahia, breve mais imagens internautas!

Colaboração do Fotografo ACL o Popular Mala Veia.

Deixe seu Recado ou Sugestão!