Seja Bem Vindo(a) e volte sempre ao Blog do André Nilton Comunicador!!!

Ouça a nossa Rádio Independente FM 104.9

Web Radio Melodia

Radios Net

Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Seguidores

quarta-feira, agosto 24, 2016

Estudantes de Institutos Federais do Nordeste são destaque na Olimpíada de História.

Os alunos da região Nordeste fizeram a diferença na conquista de medalhas na 8ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil, promovida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte conquistaram 44 medalhas - das 75 distribuídas nesta edição da Olimpíada. A última fase do evento reuniu mais de mil alunos e professores de escolas públicas e particulares de todo o país.

No ranking geral, o Ceará foi o campeão com 19 medalhas; São Paulo levou 15 e o Rio Grande do Norte ficou em terceiro lugar, com 14 medalhas. O estado potiguar, apesar da colocação, foi o recordista no ouro. Os medalhistas são alunos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, que levou 43 equipes para a fase final da Olímpiada. O estudante Pedro Renan Lopes Costa, 18, é um deles, e está no último ano do curso Técnico Integrado em Edificações, no campus de Mossoró.
 
Foi uma experiência muito importante para nossa vida porque a Olimpíada não trabalha a história como uma disciplina mecânica que você aprende em sala de aula, ela vai muito além disso porque ela estimula o desejo de pesquisa, de aprendizado mesmo, e é um desejo que nós vamos usar, tipo, na nossa vida profissional e na nossa vida como cidadãos também.
 
Pedro Renan disse que o tema principal da Olímpiada foi a escola. Na opinião dele foi uma experiência incrível porque é algo que faz parte da vida dos alunos, e eles puderam aprender muito sobre a cultura, a história e o trajeto percorrido do método de ensino do Instituto ao longo dos anos. Pedro também está feliz com o ranking geral de medalhas alcançado pelos alunos e professores do Nordeste.
 
Eu fico muito orgulhoso com esse resultado do Nordeste porque quebra muito os padrões que existem, né, porque querendo ou não existe sim um preconceito contra a região Nordeste, e esse resultado descontrói toda essa ideia que mostra que o Nordeste não é só uma questão de seca e de pobreza, mas existe também um grande incentivo ao ensino e que os alunos daqui são dedicados e mostram trabalho quando vão para essas Olímpiadas.
 
Pedro Renan já participou também das Olímpiadas de Matemática e Física e recomenda a quem ainda não teve essa oportunidade que tente passar por essa experiência. Agora ele se dedica a conclusão do curso técnico no Instituto Federal e planeja prestar o vestibular para arquitetura na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Reportagem, Sandra Fontella

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fotos aéreas de Ichu Bahia, breve mais imagens internautas!

Colaboração do Fotografo ACL o Popular Mala Veia.

Deixe seu Recado ou Sugestão!