Seja Bem Vindo(a) e volte sempre ao Blog do André Nilton Comunicador!!!

Ouça a nossa Rádio Independente FM 104.9

Web Radio Melodia

Radios Net

Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Seguidores

terça-feira, agosto 30, 2016

Realizado encontro final do Programa Progestão no município de Candeal.

Com o apoio da Prefeitura Municipal de Candeal a Secretaria Municipal da Educação organizou o encontro final do Programa Progestão no município de Candeal.

A primeira edição do Progestão foi encerrada no dia 19 de agosto, onde foi discutida a temática sobre como desenvolver a gestão dos servidores na escola. O 10º Encontro do Progestão contou com a presença da Drª Patrícia Falcão especialista em Direito Previdenciário, o momento oportunizou os gestores dialogar sobre as questões que permeiam o espaço escolar e a discussão sobre as Leis que constituem todo esse processo. Foi analisado pelos gestores o Plano Municipal de Educação, LDB, Plano de Carreira e Remuneração do Magistério Público, etc.
O objetivo geral do encontro possibilitou a discussão sobre como gerir o quadro de pessoal, atendendo aos preceitos legais e pedagógicos, avaliar os docentes e funcionários da escola, estabelecer clima de satisfação, participação e integração de toda a comunidade.
A tutora do Programa a professora Rosenéa Pereira Santos, destaca os pontos principais e elenca as atividades realizadas pelo grupo gestor junto com a comunidade escolar. Durante os dez encontros que começaram em julho de 2015 tivemos a oportunidade de desenvolver mensalmente de acordo a cada módulo de estudo os seguintes trabalhos dentro das nossas escolas:
Reunião com a comunidade escolar para a realização do Fórum Comunitário sobre o papel social da escola e a formação plena dos alunos.
Discussão com a equipe gestora para análise do Plano Nacional e Municipal de Educação, Plano de Desenvolvimento da Escola, Projeto Político Pedagógico e Proposta Curricular, identificando políticas educacionais vigentes na escola.
Reunião com a equipe docente para reflexão sobre a promoção e o sucesso da aprendizagem do aluno e sua permanência na escola.
Reunião com a comunidade escolar com objetivo de mobilizá-la quanto à importância da construção ou revisão coletiva do Projeto Pedagógico da Escola e construção de um plano de ação com as frentes de trabalho e um cronograma de execução.
Reunião com a comunidade escolar para discutir sobre a relevância de realizar uma avaliação institucional, bem como, análise das dimensões que serão avaliadas pela escola, utilizando como referência o Caderno Indique ou Indiquinho, culminando naelaboração do planejamento da avaliação institucional;
Reunião interna envolvendo a Equipe Gestora, Conselho Escolar e/ou Unidade Executora com objetivo de discutir a atuação desses órgãos colegiados nos aspectos administrativo, financeiro, pedagógico e realização de audiência pública, reunião coletiva ou seminário com objetivo de assegurar espaço de formação dos órgãos colegiados, problematizando sua atuação na realidade local;
Reunião com a comunidade escolar para a apresentação e discussão do vídeo “Assembleias Escolares”, discutindo a possibilidade de implementação dessa estratégia na instituição de ensino;
Confecção de uma planilha sobre os recursos recebidos e as despesas realizadas em 2015, avaliando o impacto destes na melhoria do ensino e na garantia da aprendizagem dos alunos.

Redação do AL Notícias com informações e fotos da Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fotos aéreas de Ichu Bahia, breve mais imagens internautas!

Colaboração do Fotografo ACL o Popular Mala Veia.

Deixe seu Recado ou Sugestão!