Seja Bem Vindo(a) e volte sempre ao Blog do André Nilton Comunicador!!!

Ouça a nossa Rádio Independente FM 104.9

Web Radio Melodia

Radios Net

Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Seguidores

domingo, outubro 30, 2011

Entidades fazem um levantamento histórico sobre a Olericultura no Município de Ichu.

Um grupo de trabalho formado pelos jovens, Carlos Alberto, Izabel da Silva, Júnior Oliveira, Pedro Genir, Renaldo da Silva e Zenaide Alves e liderado pelo Professor Carlos Mello. Realizaram um trabalho relacionado a Olericultura existente no municipio de Ichu e que foi elaborado atraves de dados encontrado em feiras livres, SINTRAFI - Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ichu, Associações Comunitarias, Cooperativa de Produção Comercialização e Serviços Padre Leopoldo Garcia Garcia - COOPERAGIL, e da APAEB - Associação dos Pequenos Agricultores da Bahia / Ichu, e o resultado foi o seguinte:
         * Não encontramos produtore na sede do municipio, pois os comerciantes que fornecem olericultura para toda cidade, compram de cidades vizinhas como: Feira de Santana e Conceição do Coite.
           * Na feira livre encontra-se alguns comerciantes do proprio municipio e da cidade de Conceição do Coite.
         * Os produtores do municipio foram capacitados e acompanhados por projetos execultados pelo MOC - Movimento de Organização Comunitaria, como: Quintal Produtivo que tem o objetivo de fazer o reaproveitamento de pequenas areas; PROSPERAR com o objetivo de fazer acompanhamento nas atividades agricolas das familias; INGÁ, que capacitou e doou tecnologia pra captação de aguadas e canteiros produtivos para as familias carentes do municipio.
         * Alguns produtores ate o ano passado comercializavam para o PAA/CONAB (Programa de Aquisição de Alimentação/Companha Nacional de Abastecimento). já neste ano poucos agricultores forneceram para o PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar.
         * A maior parte dos produtores produzem as hortaliças principalmente no inverno e nas demais estações são importadas.
        A Olericultura é o nome dado ao cultivo de hortaliças em geral e no municipio de Ichu é possivel se encontra segundo levantamento feito pelo grupo as seguintes hortaliças: couve, melão, coentro, alface, cebolinha, quiabo, aimpim, abóbora, cenoura, batata-doce, cabacinha, mandioca, tomate, amendoim, beterraba, hortelã, pimenta, maxixe, feijão verde, milho verde, melancia, pimentão,chuchu, cebola, pepino, alecrim, salsa, rúcula, rabanete, espinafre e berijena que são produzida no proprio municipio, e o mesmo importa o quiabo, abobora, cenoura, melão, batata doce, tomate, beterraba, pimentão, repolho, aipim, cabacinha, amendoim, chuchu, batatinha, pepino, milho verde, berinjela, jiló, alho e cebola. Os Ichuenses consome regularmente o quiabo, abóbora, cenoura, melão, batata doce, tomate, beterraba, pimentão, repolho, aipim, cabacinha, amendoim, chuchu, batatinha, pepino berinjela, jiló, alho, cebola, couve coentro, alface, cebolinha, hortelã, pimenta, maxixe, salsa e rúcula. E consome esporadicamente a Cabacinha, amendoim, milho verde, melão, quiabo, abóbora, mandioca, aipim, feijão verde, rebanete, espinafre e alecrim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fotos aéreas de Ichu Bahia, breve mais imagens internautas!

Colaboração do Fotografo ACL o Popular Mala Veia.

Deixe seu Recado ou Sugestão!