Em junho, o comércio varejista da Bahia
apresentou expansão de 10,4% em relação ao mesmo mês de 2010. Na
comparação com maio de 2011, a variação foi positiva em 0,63%. As
informações são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), realizada pelo
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgadas com
análise da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
(SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan). A
expansão do comércio varejista baiano foi motivada, principalmente, pela
comemoração do Dia dos Namorados e festas do São João, que
impulsionaram o crescimento das vendas de televisores, aparelhos
celulares, vestuário, calçados, perfumaria, joias e semijoias. Na
avaliação do economista da SEI, André Luís Melo, “a expansão da
atividade comercial varejista em níveis elevados, até junho, reflete as
condições mais propícias de emprego e renda favorecidas pelo
fortalecimento do mercado interno no estado”. Nos últimos 12 meses,
foram registradas variações positivas, que levaram o comércio baiano à
expansão de 8,6%. Já, no acumulado dos primeiros cinco meses deste ano, a
variação do volume de vendas ficou em 8,8%. Segmentos Em
relação a junho do ano passado, apenas o setor de equipamentos e
materiais para escritório, informática e comunicação apresentou queda
(43,3%). Os demais ramos apresentaram resultados positivos - livros,
jornais, revistas e papelaria (34,1%), móveis e eletrodomésticos
(22,9%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e
cosméticos (13,9%), tecidos, vestuário e calçados (12,7%), combustíveis e
lubrificantes (11,7%), outros artigos de uso pessoal e doméstico
(11,0%), hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e
fumo (3,9%). Nos segmentos que não integram o indicador do varejo,
houve expansão nas vendas de veículos, motocicletas, parte de peças
(14,4%) e recuo nas de material de construção (-1,4%). Em relação à
variação negativa no ramo de equipamentos e materiais para escritório,
informática e comunicação, em junho deste ano, o economista André Luís
Melo explica que “com o aumento da renda de parte da população, e a taxa
de câmbio favorável, o acesso a esses produtos no exterior, em viagens
internacionais, ficou facilitada”. Segundo dados do Índice de
Preços ao Consumidor (IPC) de Salvador, no mês de junho, os itens
microcomputador e impressora tiveram aumento nos preços, o que também
colaborou para a redução do consumo desses itens.
Fonte: Agecom
Fonte: Agecom
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