Seja Bem Vindo(a) e volte sempre ao Blog do André Nilton Comunicador!!!

Ouça a nossa Rádio Independente FM 104.9

My Great Web page

Seguidores

segunda-feira, maio 07, 2012

Irreverência marca Celebração das Culturas dos Sertões em Feira de Santana.


Quem pensa que o espetáculo da Celebração das Culturas dos Sertões ficou restrito ao evento de abertura realizado sábado passado (5), no Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, engana-se.

O primeiro dia da programação em Feira de Santana também foi marcado pela música, pela beleza e cultivou ainda mais a tradição das culturas dos sertões.


O ofício do vaqueiro – nosso personagem quixotesco, segundo Ariano Suassuna – foi oficialmente reconhecido pelo governo da Bahia como patrimônio cultural imaterial. Já o mestre do movimento armorial, Suassuna, em aula-espetáculo no Centro de Cultura Amélio Amorim (CCAAm), mostrou através de sua irreverência e bom humor, para um teatro lotado, a importância do sertão para a cultura brasileira. 

Ariano atraiu uma plateia de todas as idades e conquistou ainda mais admiradores com sua performance transmitida ao vivo pelo site da TVE. “O Nordeste é o coração, o osso e o nervo do Brasil. E o sertão é o coração, o osso e o nervo do Nordeste”, destacou Suassuna, ao valorizar a cultura sertaneja. 

Para o estudante Aron Andrade, 30 anos, ouvir Ariano Suassuna de tão perto foi uma grande realização. “Ele é minha infância, ganhei o primeiro livro de minha mãe, é um sábio, sempre tem algo importante a nos ensinar”.

O público que compareceu durante todo o dia ao CCAAm apreciou ainda belas fotografias na exposição Imagens dos Vaqueiros da Bahia e desfrutou da feira de artesanato Saberes e Sabores dos Sertões. A criançada se divertiu com o espetáculo de teatro de rua Êh, Boi, do grupo mineiro Kabana, e interagiu com o reisado de São Vicente.

As apresentações musicais também deram o tom da festa. Com curadoria e coordenação do grande mestre e cordelista Bule-Bule, o Encontro de Repentistas reuniu cantadores, violeiros, sanfoneiros e grupos de samba rural, transformando a área externa do CCAAm em um grande palco de arrasta-pé.

Fonte: AGECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fotos aéreas de Ichu Bahia, breve mais imagens internautas!

Colaboração do Fotografo ACL o Popular Mala Veia.