Seja Bem Vindo(a) e volte sempre ao Blog do André Nilton Comunicador!!!

Ouça a nossa Rádio Independente FM 104.9

Web Radio Melodia

Radios Net

Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Seguidores

terça-feira, maio 22, 2012

Serrinha: Agricultores aproveitam chuva e começam plantio.


As chuvas atingiram importantes regiões de Serrinha no sábado (19) e nas primeiras horas do domingo (20). Segundo o agricultor rural José Alberto de Matos, proprietário de um sítio na localidade de Levada, os volumes registrados são suficientes para começar o plantio. “É o suficiente para começar. Nesse período é necessário chover para molhar bem a terra, mas tem que continuar chovendo”, disse. 

Embora o agricultor tenha relatado de que alguns poucos produtores já estão se arriscando a plantar, mesmo sem previsões de novas chuvas, a grande maioria só deve semear quando tiver um maior volume.

Ele explica que para garantir a safra é necessário chover nos próximos 70 dias para garantir o plantio e colheita. “Neste período pode se plantar de imediato o feijão, milho e mandioca e se der continuidade poderemos plantar o amendoim e batata”, contou Alberto.

A última plantação aconteceu em maio do ano passado, em novembro as chuvas que caíram não foram suficientes para o plantio. “A situação no campo ainda é complicada devido a seca. O agricultor perdeu toda safra além de pequenos animais devido a falta do verde gerando a queda de produção. A ração ficou cara, com isso, perdemos cerca de 50% da produção”, finalizou o agricultor.

Chuva alivia sofrimento de outras regiões - Moradores de municípios baianos que sofrem com a grave seca que atinge todo o Nordeste também tiveram momentos de alegria na manhã deste domingo (20). Segundo relataram moradores de Campo Formoso (localizado a 269 km de Serrinha), a chuva se estende desde a madrugada deste domingo (20). No município de Senhor do Bomfim, região norte da Bahia, chove forte desde a madrugada de sábado (19).

De acordo com o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), o que acontece na região são chuvas isoladas e não há previsão de novas frentes frias para a região. Apenas nas cidades de Belmonte, Conde, Euclides da Cunha, Porto Seguro,Cruz das Almas, Feira de Santana e Caravelas existem registros de chuvas não passageiras.

Fonte: Portal Clériston Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fotos aéreas de Ichu Bahia, breve mais imagens internautas!

Colaboração do Fotografo ACL o Popular Mala Veia.

Deixe seu Recado ou Sugestão!