As chuvas atingiram importantes regiões de Serrinha no sábado (19) e nas primeiras horas do domingo (20). Segundo o agricultor rural José Alberto de Matos, proprietário de um sítio na localidade de Levada, os volumes registrados são suficientes para começar o plantio. “É o suficiente para começar. Nesse período é necessário chover para molhar bem a terra, mas tem que continuar chovendo”, disse.
Embora o agricultor tenha relatado de que alguns poucos produtores já estão se arriscando a plantar, mesmo sem previsões de novas chuvas, a grande maioria só deve semear quando tiver um maior volume.
Ele explica que para garantir a safra é necessário chover nos próximos 70 dias para garantir o plantio e colheita. “Neste período pode se plantar de imediato o feijão, milho e mandioca e se der continuidade poderemos plantar o amendoim e batata”, contou Alberto.
A última plantação aconteceu em maio do ano passado, em novembro as chuvas que caíram não foram suficientes para o plantio. “A situação no campo ainda é complicada devido a seca. O agricultor perdeu toda safra além de pequenos animais devido a falta do verde gerando a queda de produção. A ração ficou cara, com isso, perdemos cerca de 50% da produção”, finalizou o agricultor.
Chuva alivia sofrimento de outras regiões - Moradores de municípios baianos que sofrem com a grave seca que atinge todo o Nordeste também tiveram momentos de alegria na manhã deste domingo (20). Segundo relataram moradores de Campo Formoso (localizado a 269 km de Serrinha), a chuva se estende desde a madrugada deste domingo (20). No município de Senhor do Bomfim, região norte da Bahia, chove forte desde a madrugada de sábado (19).
De acordo com o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), o que acontece na região são chuvas isoladas e não há previsão de novas frentes frias para a região. Apenas nas cidades de Belmonte, Conde, Euclides da Cunha, Porto Seguro,Cruz das Almas, Feira de Santana e Caravelas existem registros de chuvas não passageiras.
Fonte: Portal Clériston Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário