Cerca de 500 mil pessoas devem circular na
Bahia durante os festejos juninos, e para garantir que as cidades do
interior possam oferecer aos visitantes uma festa segura, a Coordenação
Estadual de Defesa Civil (Cordec), da Secretaria de Desenvolvimento
Social e Combate à Pobreza (Sedes), realizou na terça-feira (14), na
União dos Municípios da Bahia (UPB), o I Seminário sobre Proteção Global
da População em Grandes Eventos – Festas Juninas na Bahia. Voltado
para gestores municipais, o seminário contou com a participação de
representantes das secretarias da Saúde e da Segurança Pública. O
objetivo é orientar, preparar, capacitar e apoiar os municípios da Bahia
para organização e realização de grandes eventos, de forma que garanta a
ampla segurança e a prevenção de riscos. O coordenador da Defesa
Civil, Salvador Brito, afirmou que a segurança não se resume apenas à
polícia, mas passa pela qualidade das comidas e bebidas vendidas durante
a festa, no ordenamento do trânsito, na fiscalização dos equipamentos e
instalações elétricas dos palcos e em barracas, prevenção de incêndio,
entre outros. Durante o seminário, cada órgão estadual apresentou
as suas ações planejadas para esse período e ao final desenvolveram
diretrizes para a articulação, interação e ações conjuntas, quando
cabíveis, visando ao fortalecimento da presença do Estado para a
garantia da segurança da população que estará participando da festa. Para
o prefeito de Ichu, Carlos Santiago, é importante a orientação, porque
muitas cidades do interior ainda não têm experiência em organizar
eventos de grande porte. “As cidades de pequeno porte encontram muitas
dificuldades nessa organização, porque não sabem como pedir apoio e que
tipo de ação deve ser realizado”. Reforço de mais de 15 mil PMs O
comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Dalto Barbosa, disse que a
ação dos bombeiros é essencial durante a festa. Segundo ele, os
profissionais fazem vistoria em instalações elétricas para evitar
incêndios e orientam comerciantes sobre a prevenção, além de socorrer
vítimas de acidentes. “Para que os bombeiros tenham sucesso no seu
trabalho, é preciso a parceria com postos de saúde para o atendimento
imediato. Isso é essencial. Os prefeitos e organizadores devem estar
preocupados com toda essa infraestrutura, porque não adianta ter
bombeiros e não ter um local para atender as pessoas. Por isso, esse
seminário é importante. É através dele que mostramos aos organizadores
como devem fazer uma festa segura para que os turistas retornem todo
ano”, explicou Barbosa. Mais de 15 mil policiais militares em serviço extraordinário vão reforçar a segurança da festa junina em toda a Bahia.
Fonte: Calila Noticias
Nenhum comentário:
Postar um comentário