Seja Bem Vindo(a) e volte sempre ao Blog do André Nilton Comunicador!!!

Ouça a nossa Rádio Independente FM 104.9

Web Radio Melodia

Radios Net

Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Seguidores

domingo, janeiro 08, 2012

Meteorito ou Pedra de Raio? Homem em Ichu encontra um objeto que pode ser um meteorito.


Um pedreiro encontrou numa escavação no quintal de sua casa um objeto que pode ser uma pedra de Raio mais conhecido como "Meteorito" e quer vender para um colecionador.


Liontino Neto Almeida Carneiro, 45 anos, encontrou o objeto quando estava escavando no quintal de sua casa para construir um reservatório de água na zona Rural de Ichu, cidade da região sisaleira do estado da Bahia, que fica a 178 Km da capital Baiana. 

Segundo ele é uma Pedra de Raio que caiu no local a muitos anos e só agora foi encontrado, Neto como é mais conhecido, disse para nossa equipe que queria vender o objeto para um colecionador ou para uma pessoa interessada em realizar estudos destes tipos de objetos, segundo ele é um objeto muito raro. 

Segundo a crença popular em Portugal, o raio é uma pedra que cai e se afunda sete varas ou braças, cada ano sobe uma braça, e leva sete anos a vir à superfície. Quando a pedra cai dá muitos saltos no chão, deixando a terra esgadanhada. A crença nas pedras de raio, encontra-se espalhada pela Europa, Asia, Polinésia, e diversos outros locais do mundo. segundo a crença o Raio não cairia sobre uma residência que existissem esta pedra.

O objeto tem o seu formato redondo e bem comprido, mede 50 cm de comprimento com um diâmetro de 4 cm, e tem uma das extremidade pontiaguda e a outra achatada.

Por: Valdir Carneiro // Ichu Notícias.

4 comentários:

  1. Objetos indígenas antigos não devem ser vendidos. Que eu saiba é proibido no Brasil a venda de objetos arqueológicos. Deve ser doada a um centro de estudos ou um museu com a devida identificação de origem.
    Eu não sou estudioso, porém acho que a pedra em questão provavelmente deve ser uma mão de pilão, usada pelos nativos antigos para triturar alimento(socar). Portanto o local em que foi achado deve ser uma aldeia antiga. Não devemos acreditar em crendices tolas e crer que os meteoritos caiam do céu já esculpido em forma de machados e mãos de pilão.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente, com certeza tratasse de um artefato indígena.
    Fragmento de meteorito (e não meteoro), popularmente chamado de "pedra de raio", geralmente caracteriza-se por uma significativa concentração de matéria, ocasionando um peso acima do comum. Essa particularidade, o fará diferenciar de uma rocha comum.
    Como vemos na foto, apesar do tamanho, o artefato é segurado com grande facilidade. Indicativo que não se trata de um meteorito. Além disso, a forma do mesmo sugere uma intervenção humana.

    ResponderExcluir
  3. correto!!!isso foi encontrado em um sambaqui!!! encontrei uma parecida juntamente com um machado e dois soquetes!!!

    ResponderExcluir
  4. Acho que não devemos descartar a hipótese de ser algo provocado por uma queda de um raio, ele aquece muito o local da queda e pode derreter o solo arenoso, tenho uma igual a essa achada no Paraguay e não tem marcas de uso como ferramenta para moer grãos.

    ResponderExcluir

Fotos aéreas de Ichu Bahia, breve mais imagens internautas!

Colaboração do Fotografo ACL o Popular Mala Veia.

Deixe seu Recado ou Sugestão!