Seja Bem Vindo(a) e volte sempre ao Blog do André Nilton Comunicador!!!

Ouça a nossa Rádio Independente FM 104.9

Web Radio Melodia

Radios Net

Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Seguidores

quarta-feira, novembro 30, 2011

Tanquinho: Dupla é apreendida com mais de 3 mil frascos de lança perfume.

Por volta 4 horas da manhã desta quarta-feira (30), agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreenderam na BR-324, próximo ao município de Tanquinho, dois carros transportando lança perfume. Os carros estavam transportando uma geladeira e um fogão, onde partes das 29 caixas com os frascos de lança perfume estavam escondidas. Os PRF informaram que as 3.600 unidades da droga foram encaminhadas para pericia técnica de Feira de Santana. Carlos Antonio Leite, 35 anos, morador do município de Irecê, e Janilson Ramalho Mourão, 47 anos, residente no município do Crato, no Ceará, informaram que a droga seguia de Irecê para o estado do Ceará e estaria avaliada em  R$ 150.000,00. Os homens foram conduzidos até o Complexo Policial Investigador Bandeira onde foram autuados em flagrante pelo delegado de plantão. A droga também foi encaminhada para o Complexo. Os dois veículos Saveiros de cor vermelha, HZH 8888 licença de Irecê-BA e MUP 5520 placa de Iguatu, do Ceará, foram apreendidos pela Polícia Civil de Feira. 

Da redação com informações do Correio e blog Central de Polícia. Foto da PRF.

Ichu será beneficiado com mais 100 Unidades Habitacionais do Projeto Minha Casa Minha Vida.

O Prefeito Carlos Santiago informou na manhã desta quarta-feira, 30, que o município de Ichu será beneficiado com mais 100 Unidades Habitacionais a serem construídas na sede através do Programa Minha Casa Minha Vida. Conforme o Prefeito só está faltando a compra do terreno que é a contrapartida do município  para que no máximo em fevereiro as obras possam ser iniciada. Santiago declarou que a primeira etapa do cadastro já foi realizada e que  vai começar o cadastramento de mais pessoas que tenham interesse e que se enquadrem nos parâmetros exigidos pelo Governo Federal.

Por: André Luiz, Fonte AL Noticias

ICHU - Carlos Santiago explica os boatos sobre sua cassação e diz está tranquilo.


O nosso Portal procurou o prefeito de Ichu, Carlos Santiago de Almeida para esclarecer as informações sobre a sua possível cassação, boatos que vem dando muita repercussão no município. Em entrevista para nossa reportagem, Carlos disse está tranquilo quanto às denuncias, pois para ele não existe irregularidade na sua campanha eleitoral de 2008 e o que ouve na verdade é uma jogada política que tenta de qualquer forma derrubar sua candidatura.
Compras de votos:
Segundo Carlos Santiago, as acusações de compra de votos já foram descartadas pelos desembargadores tanto no primeiro julgamento em Riachão do Jacuípe, em Janeiro, como agora em segunda Estância em Salvador, “os desembargadores entenderam mais uma vez que não houve compras de votos”, diz Carlos.
Abuso de Poder Econômico:
Utilização dos ônibus em comícios - Carlos disse que “ELES”, (se referindo à coligação Gente que Decide e Renova de Evânio Cordeiro da Silva e professora Lúcia), alega que foram utilizados alguns ônibus da prefeitura para Comício dia de segunda-feira, o que não é verdade garante Carlos, “eles tiraram fotos de alguns ônibus em um Comício no domingo, colocaram no processo alegando que foi dia de segunda-feira, o que também não é verdade”, infelizmente, alguns desembargadores entenderam que foi na segunda-feira, lamenta.
Gastos excessivos com gasolina – “Está no processo que nós gastamos muita gasolina no período de campanha eleitoral em comparação ao mesmo período do ano anterior (2007), mas esses dados foram comparados de uma única secretaria em 2007, e no mesmo período em 2008 orientado pelos seus advogados é claro, eles pegaram os gastos de todas as secretarias, garante Carlos”. “Você sabe que a questão política é muito envolvente, às vezes envolve paixão de um lado ou de outro, e infelizmente a notícia corre de forma incorreta, mas já estamos acostumados com isso por lutar com política há muitos anos, infelizmente algumas pessoas mais exaltadas acabam falando coisas inverídicas, mas agente temos a obrigação de falar a verdade e é isso que queremos passar para população” afirma o prefeito.  Perguntado se ele ficaria até o final do mandato, Carlos disse para nossa reportagem que dependia do resultado final do julgamento, lembrou que além da última sessão que falta em Salvador, outras medidas ainda existem inclusive levar o caso até Brasília o que deixou claro que o prefeito vai lutar até o fim. 
Por: Valdir Carneiro, Fonte - Ichu Noticias,Confira na integra a entrevista

terça-feira, novembro 29, 2011

EBDA leva quilombolas e samba de roda para Fenagro.

Na tarde desta segunda-feira (28), os visitantes do Portal de Convivência com o Semiárido e da II Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Febafes), instaladas na Fenagro, passearam ao som dos pandeiros, atabaques e triângulos, de dois grupos de samba de roda das comunidades quilombola de Catuzinho e Bonsucesso, localizadas no município de Aramari. Atendendo ao convite da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), os grupos apresentaram o verdadeiro samba de raiz para os visitantes. “Estar aqui é a possibilidade de ter visibilidade para a nossa comunidade. Lutamos para preservar as nossas raízes e difundir a nossa cultura”, disse Gildo Nunes, um dos coordenadores do projeto Catuzinho. Até domingo (04), quem visitar a Feira poderá participar de palestras e cursos, além de degustar produtos da agricultura familiar. 

Fonte: EBDA, enviada pelo e-mail, independentefm104.9@hotmail.com 

Vitória da Conquista sedia a IV Conferência Estadual de Cultura.

Desta quarta-feira (30) até 3 de dezembro, o município de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, vai sediar a IV Conferência Estadual de Cultura. A abertura será às 18h, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, com a presença do governador Jaques Wagner, do secretário Albino Rubim e do superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura, Adalberto Santos. Os participantes da IV Conferência Estadual de Cultura irão analisar, comparar e discutir as propostas resultantes das conferências territoriais. Ao todo, foram 26 encontros da etapa territorial, realizada em setembro e outubro. O documento final elaborado no evento vai subsidiar o Plano Estadual de Cultura, que definirá as políticas de cultura a serem aplicadas nos próximo dez anos.

Fonte: Agecom

Fenação: tecnologia simples que garante alimento para o rebanho durante a seca.

No último dia 22 de novembro, a Técnica Agrícola Sandra Lima e o Agente de Desenvolvimento Social (ADS), Evanildo Fernandes,  ambos do projeto Braúna, fizeram um dia de campo com produtores atendidos pelo projeto na comunidade de Estrelinha, município de Cansanção.  Realizada em parceira com técnicos da Associação Regional da Escola Família Agrícola do Sertão (AREFASE) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares de Cansanção (SINTRAF), a atividade teve como objetivo orientar os agricultores sobre a fenação. A técnica consiste em retirar a água das plantas forrageiras, de modo que elas percam a umidade, sem perder os nutrientes. A fenação é uma alternativa barata e simples de produzir alimento para o período de estiagem no semiárido. De acordo com o Coordenador do Braúna, o agrônomo João Sant'ana, a equipe têm realizado atividades sistemáticas nas comunidades sobre a produção de alimentos para reserva, sanidade animal e acesso a políticas públicas. “O objetivo é fazer com que trabalhadores e trabalhadoras rurais tenham acesso a informações e tecnologias agroecológicas que garantam uma vida melhor” salienta João. O agrônomo destaca que na região semiárida a seca é constante e por esse motivo é importante que o produtor conheça a técnica de fenação para garantir a reserva de alimento para os animais. Confira como produzir o feno com gramínea:

O Primeiro passo para a produção de feno é o corte da forragem (planta utilizada na alimentação animal). Na atividade realizada na propriedade da agricultora Ana Maria Fernandes, a planta usada foi o capim Buffel.

1 – Corte a forragem no início da floração. Esse processo deve ser realizado quando o sereno das plantas tiver secado;



2 – Secagem: Espalhe a forragem em local aberto e ensolarado para iniciar o processo de secagem; 


3 – Viragem: Revire a forragem pelo menos duas vezes durante toda a secagem;


4 – Enfardamento: Depois de completamente seco, o feno deve ser enfardado para facilitar o armazenamento. Esse processo pode ser feito de maneira mecânica ou manual. Para dividir o feno em fardos, cave um buraco quadrado de 40 x 40, com aproximadamente dois palmos de altura como na figura. Forre com lona ou plástico, coloque as cordas que vão amarrar o fardo (figura 2). Encha com o capim já desidratado.  


figura 1



figura 2 (prenda a ponta das cordas com pedras)

Para armazenar o feno é só guardar os fardos em local seco e arejado.
Dicas para ajudar na preparação do feno

Para saber o ponto certo do feno, corte em pedaços pequenos um pouco do material que você fenou, coloque dento de um vidro de boca grande (pode ser de café solúvel ou de maionese) juntamente com sal. Em seguida agite o vidro e coloque de cabeça para baixo. Se o sal ficar preso nas paredes do vidro ainda não está no ponto ideal, pois isto indica que o material ainda  tem certa quantidade de água (umidade). Se a forragem sair toda do recipiente é sinal que ela está no “ponto de feno”. Não corte as plantas em dia nublado, pois vai aumentar o tempo de secagem. Quanto menor o tempo de secagem, menor a perda do valor nutritivo do feno.

Fonte: Blog da Fatres

Mulheres de grupo de produção monitoram e planejam atividades.

No dia 23 de novembro integrantes do Programa de Gênero do Movimento de Organização Comunitária (MOC) visitaram a comunidade de Barreiros em Riachão do Jacuípe para acompanhar o trabalho do grupo de produção de mulheres as Pioneiras. O grupo é formado por oito mulheres agricultoras familiares que fabricam gêneros alimentícios como: bolos, doces e beijus e através do processo de organização contribuem para a geração de renda e o desenvolvimento da comunidade. São mulheres que buscam o empoderamento social e econômico, através da prática da agricultura familiar, do comércio justo e do desenvolvimento sustentável e solidário. Durante a visita de acompanhamento e monitoramento do MOC elas trocaram experiências sobre o trabalho, monitoraram e planejaram as atividades, com o objetivo de potencializar as ações e expandir a produção.

Fonte: Blog do MOC

Jovem comunicar é eleito Conselheiro Tutelar.

O Conselho Tutelar do município de Retirolândia divulgou no dia 23 de novembro o resultado da eleição, que apresentou os nomes das pessoas que vão ocupar o cargo de conselheiros tutelares do município. Ao todo foram três os candidatos aprovados e ente eles está o jovem Laudécio Silva, morador da comunidade de Lagoa Grande. Aprovado com êxito ele é um jovem bastante envolvido com movimentos sociais, juvenis e também com a comunicação no município. Membro da Agência Mandacaru de Comunicação e Cultura, Laudécio é também jovem comunicador do projeto Comunicação pelos Direitos, que é realizado pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC) com o apoio da Petrobras. Através da experiência do projeto, que busca assegurar os direitos da criança e do adolescente na região sisaleira, ele se aproximou das discussões sobre os direitos e hoje é envolvido em diversas ações relacionadas a garantia dos direitos da criança e do adolescente em Retirolândia. Cursando o curso de comunicação social na UNEB, ele foi eleito conselheiro tutelar com grande apoio dos moradores e cria a expectativa para a realização de um bom trabalho e também para o bom funcionamento do Conselho Tutelar em Retirolândia.

Fonte: Blog do Moc

Prefeito de Ichu é cassado afirma Evânio Cordeiro da Silva.


Foto: uol / Evânio Cordeiro
Em entrevista na noite desta segunda-feira 28, para o comunicador Bobó da Rádio Comunitária Independente Fm de Ichu "ao vivo", Evânio Cordeiro da Silva (foto ao lado) que concorreu as eleições para prefeito de Ichu em 2008 com o atual prefeito Carlos Santiago e vem movendo uma ação no TRE "Tribunal Regional Eleitoral" contra o mesmo desde o ano da eleição referida, disse que o então prefeito, Carlos Santiago teve seu mandato cassado por diversos crimes eleitorais, entre eles, Abuso de Poder Econômico - Abuso de Poder Político e Autoridade e ainda Captação Ilícita de Sufrágio. Depois de ter sido julgado pelo Juiz da 114ª Zona Eleitoral, Bel. José Ferreira Filho em Janeiro deste ano e considerado improcedente as acusações da coligação "Gente que Decide e Renova de Evânio Cordeiro da Silva", O Ministério Público recorreu da decisão e hoje, dia 28 houve o julgamento em 2ª Estância no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) em Salvador. Segundo Evânio Cordeiro por telefone ao vivo para Rádio Comunitária Independente Fm de Ichu, as informações não são oficiais visto que não foi publicado ainda no Diário Oficial do Órgão julgador, mas segundo ele foi informado pelo seu Advogado que 4 dos 5 desembargadores votaram a favor de sua cassação sendo que este Um (1) que falta dar o seu voto não mudará o resultado do julgamento, afirma. Perguntado sobre o destino do município ou quem iria assumir a vaga do prefeito cassado, Evânio deixou claro na entrevista, que o presidente da Câmara assumiria por um período e depois numa eleição direta, ou (Indireta que é o mais provável) se escolheria o prefeito que assumiria até o término do mandato. Ele ainda disse, que qualquer pessoa em condições legais perante o TRE pode concorrer nesta eleição, basta que esteja afiliado em um partido político dentro do prazo estabelecido e ter sua ficha limpa é claro. Para quem não sabe, a eleição indireta é aquela que só os vereadores podem votar na escolha do candidato, que no caso de Ichu são 9 vereadores, 5 da situação e 4 da oposição.
Por: Valdir Carneiro, Fonte- Ichu Noticias.  Confira a entrevista na integra
 

segunda-feira, novembro 28, 2011

UNICEF lança relatório sobre a adolescência brasileira.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lança na próxima quarta-feira, dia 30 de novembro, o relatório Situação da Adolescência Brasileira 2011 – O direito de ser adolescente: Oportunidade para reduzir vulnerabilidades e superar desigualdades.  O lançamento será às 10h, no auditório do 1º subsolo do Edifício Ministério da Saúde, Unidade II (SEPN 510, Bloco A), com a participação da representante do UNICEF no Brasil, Marie-Pierre Poirier, e dos adolescentes Danilo Urapinã Pataxó e Mariana Rosário.  O relatório analisa a situação de meninas e meninos de 12 a 17 anos, a partir de 10 indicadores sociais e da sua evolução entre 2004 e 2009. O documento também traz uma análise das políticas públicas desenvolvidas no Brasil, aponta os principais avanços e desafios e propõe um conjunto de ações imediatas a ser tomadas para garantir a realização dos direitos de todos e de cada adolescente. 


Enviada pelo e-mail - andrenilton.ichu@hotmail.com, por Nilmara Araujo

Salgadália – Muita festa na implantação da agência ASCOOB/Sisal.


Com o auditório da ADECOSAL lotado, foi realizado na noite de sábado (26), o ato de inauguração da agência ASCOOB/Sisal, no Distrito de Salgadália, situada a 17 km da cidade de Conceição do Coité. Estiveram presente ao evento representantes das ASCOOB/Cooperar, Itapicuru, Costa do Dendê, Paraguaçu, Associações e Central.
Para o presidente da ASCOOB/Sisal, Antônio Cláudio Santiago, a nova agência nasce com o objetivo de crescer em parceria como o comercio local e com a agricultura familiar. Ele falou em seu pronunciamento toda história, desde a aprovação para implantar o sistema até a inauguração da agência. “A promessa foi cumprida e vejo que o povo está satisfeito”, afirmou o presidente. Com a inauguração da ASCOOB/Sisal, Salgadália passa a ser a primeira comunidade no Território do Sisal, que não é sede de município, a implantar uma instituição financeira na linha de Cooperativa de Crédito com afinidades aos projetos dos agricultores familiares e empreendedores. “A ASCOOB é uma Cooperativa de Crédito com ações voltadas para o setor rural e também com forte ênfase para a área do empreendedorismo”, ressaltou o presidente.
O presidente da ASCOOB/Central, Robson Sena, destacou a caminhada com a realização de diversas reuniões onde foram discutidas com os ADECOSAL, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Conceição do Coité, Câmara Municipal de Vereadores, Associações Comunitárias, UNICAFES/Bahia e tantos outros, para implantar a agência. “Esta agência tem a finalidade de inclusão dos pequenos agricultores e pretendemos dentro de um programa de extensão, atingir todo território do sisal”, afirmou Sena.
A força do movimento na região foi constatada ainda na cidade de Conceição do Coité, quando representantes do sistema se concentraram na Avenida Getúlio Vargas, em frente do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras da Agricultura Familiar e em carreata saíram pelas principais ruas da cidade e seguiram pela Avenida Antônio Calixto até o cruzamento da BA 120, onde mais carros e um grande número de pessoas aguardavam para integrar a comitiva, formando uma fileira de carros de aproximadamente 02 km. O presidente da CDL de Conceição do Coité, Kleuber Cedraz, lembrou que foram muitos anos de espera para implantação da agência, dai justificava toda aquela festa.
Sem a presença de representantes da base política majoritária no município, compareceram apenas os vereadores Danilo Ramos e Edvaldo Evangelista, da bancada de oposição. Os dois, filiados ao PT, destacaram a importância do ato e segundo o vereador Danilo, a agência chega numa boa hora. Edvaldo Evangelista contou que há mais de 11 anos que esta luta vem sendo travada e aquele era um momento importante, pois o sonho tornava realidade e a ASCOOB contribuía para o desenvolvimento de uma comunidade que tem mais um sonho, ser independente e conseguir sua emancipação.
Para Urbano de Carvalho, Salgadália com a agência da ASCOOB, passa a ter status de cidade e sua principal cultura agrícola, que movimenta a economia das comunidades rurais, vai receber um incentivo a mais. O presidente da ASCOOB/Associação, José Paulo Crisóstomo disse ao CN que a abertura da cooperativa de crédito em Salgadália é muito gratificante e a tendência é se expandir para outros municípios, fechando 100% da região do sisal, conforme garantiu Robson Sena, presidente da ASCOOB/Central. “Isso demonstra a credibilidade e a força do cooperativismo de crédito na Bahia, assim como a sensibilidade e a mudança da mentalidade das autoridades, visando o cooperativismo como instrumento do desenvolvimento”, concluiu.
Terminado o ato no auditório da ADECOSAL, o público seguiu caminhando até a Praça do Comércio, onde estar instalada a agência. Sob aplauso da multidão, a faixa foi descerrada pelo presidente da ASCOOB/Sisal, Antônio Cláudio e Eduardo Bahia, presidente da ASCOOB/Costa do Dendê.  Ao CN, Antônio Cláudio falou da felicidade do cumprimento da missão, apresentou os funcionários Marla Epifânio, Vanderlei Santos e Jussiele Gomes e disse que a agência irá funcionar das 09h30 ás 14h e terá missão, voltada para a inclusão financeira, que ao longo dos anos vem sendo reconhecida nacionalmente pelos seus feitos, de contribuição para o desenvolvimento sustentável na Região do Sisal.

No ano de 2010 a ASCOOB foi reconhecida nacionalmente como uma das Cooperativas que contribui para as Boas Práticas de Inclusão Financeira, através da participação efetiva, apresentando essas ações no II Fórum Nacional de Inclusão Financeira, realizado na oportunidade pelo Banco Central do Brasil e SEBRAE NACIONAL.
Recentemente a ASCOOB/SISAL foi convidada pelo SEBRAE NACIONAL para participar do I Fórum – Projeto de Fomento de Boas Praticas em Cooperativas de Crédito de MPE, que ocorrerá em Brasília no dia 08 de dezembro de 2011. Todos estes acontecimentos são resultados de um direcionamento estratégico que nos últimos 05 anos vêm se dando de forma pragmática, consolidando políticas estruturantes que possibilitam a melhoria da qualidade de vida das pessoas, através do acesso ao crédito solidário, produtivo e orientado. Nesse sentido foi criada há pouco mais de 04 anos a área de micro-finanças, onde aparece de forma muito sistemática figura do Agente de Micro crédito, (que hoje são três) responsável pelo acompanhamento e orientação financeira aos empreendedores, com carteira total de aproximadamente R$ 2,5 milhões; Também cabe um destaque para a área de Crédito Rural, onde atualmente a Cooperativa já liberou mais de R$ 1,5 milhões em operações de PRONAF, através da parceria junto ao Banco do Brasil.
Para se tornar associado à pessoa precisa depositar apenas R$ 30, ficando evidente que o valor total das cotas está diretamente relacionado ao processo de inclusão financeira, na sua área de atuação. No final, foi realizada uma festa de confraternização no salão de eventos da ADECOSAL.






Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas Fonte - Calila Noticias

domingo, novembro 27, 2011

Ronaldo Fenômeno presenteia crianças no interior da Bahia.



O ex- jogador de futebol, Ronaldo Nazário, o “Fenômeno”, visitou sábado (26/11), o povoado Santa Úrsula, no município de Campo Alegre de Lourdes, cerca de 300 km de Juazeiro, no norte da Bahia. O jogador desembarcou no aeroporto de Petrolina e foi de helicóptero para a comunidade de Santa Úrsula, onde participou de uma ação social “Natal Solidário” da Duracel. Segundo o tenente André, o jogador esbanjou simpatia com os populares que marcaram a presença no evento. “Estava marcado para Ronaldo chegar na comunidade por volta das 17 horas, mas houve uma antecipação e mesmo assim, ele foi bastante simpático com a comunidade, fez uso da palavra, e na oportunidade distribuiu presentes para as crianças. É muito bom receber a presença do ex-jogador da seleção Brasileira em nosso município” destacou o comandante do 5° Pelotão Tenente PM Andre. O evento tinha aproximadamente 200 pessoas. A visita do fenômeno foi registrada pela TV Globo São Paulo e deve ser exibida no dia 25 de dezembro no Faustão Especial de Natal. Ronaldo fenômeno ficou na comunidade Santa Úrsula por uma hora e meia, e uma mega estrutura foi montada para a realização do natal solidário organizado pela empresa Duracel.

Fonte: RemansoNet

COPA RURAL DE ICHU - Flamengo da Baixinha X Educativo empatam e tudo continua como antes.


Aconteceu na tarde deste domingo (27) o jogo de ida entre as equipes do Educativo e Flamengo da Baixinha, válido pela semifinal da Copa Rural de Ichu, edição 2011. O jogo foi muito bom e as torcidas embora pequena saíram satisfeitos com o resultado de 1 X 1; o Educativo por poder jogar por dois resultados iguais já que fez melhor campanha, e o Flamengo por está desfalcados com os seus principais jogadores, Caíque, Mateus e Flávio, alem ainda de não ter o zagueiro Ueltinho e o atacante Som. Com os resultados dos dois jogos deste final de semana, sendo o de ontem entre Juventude e Bela Vista que terminou empatado em 0 X 0 e o jogão de hoje entre o Flamengo e Educativo que também terminou empatado porém por 1 X 1, segue-se para os jogos de volta da semifinal como tudo começou; as equipes do Educativo e Bela Vista jogando pelo um simples empate, já o Juventude e Flamengo precisando vencer por qualquer placar para ir para grande final. No próximo sábado dia 03, teremos o jogo de volta entre a equipe do Educativo e Flamengo da Baixinha. Já no domingo 04, teremos o jogão entre Bela Vista e Juventude do Barro Preto. 

Por: Valdir Carneiro, Fonte - Ichu Noticias

sábado, novembro 26, 2011

ICHU - Deu empate no primeiro jogo da semifinal da Copa Rural de Ichu entre Juventude X Bela Vista.


Com o maior público do campeonato até agora, a bola rolou mais uma vez pela Copa Rural de Ichu, jogo válido pela fase semifinal da competição, "jogo de ida". Foi mais um grande jogo entre as equipes de Juventude do Barro Preto e Bela Vista, este ultimo que tem a seu favor, "poder jogar por dois resultado iguais" devido ter feito uma melhor campanha. 

Quando a bola rolou logo se percebeu que as duas equipes vieram com vontade de vencer o jogo com um equilíbrio extraordinário. A equipe do Juventude de Barro Preto por necessitar da vitória a fim de reverter a vantagem para o segundo jogo, partiu para cima da equipe de Bela Vista e acabou tomando alguns contra-ataques e as vezes sendo neutralizado com faltas; o árbitro da partida (LU) teve que aplicar alguns cartões amarelo para não perder o controle do jogo, até que na metade do primeiro tempo, o jogador Gonçalinho do juventude de Barro Preto que já tinha cartão amarelo, fez uma falta forte e boba na divisória do campo e acabou sendo expulso de campo prejudicando a sua equipe. Com um jogador a mais, a equipe de Bela Vista se impôs em campo e passou dominar o jogo, mas mesmo assim não conseguiu vencer o goleiro Elias que estava numa tarde expirada.
No segundo tempo o treinador Arraia fez uma mudança tática quando o zagueiro Marcão teve que sair contundido, ele colocou um atacante (Adriano) para jogar no ataque e recuou o outro atacante (Nem) para jogar na zaga. Com essa mudança a equipe de Juventude melhorou muito mas não foi suficiente para fazer o gol, até que nos dez minutos finais da partida o Juventude cansou e a equipe de Bela Vista aproveitou o momento e partiu pra cima, mas Elias não deixava a bola entrar fazendo grandes defesas, sendo inclusive escolhido pela equipe Show de Bola Independente o melhor jogador em campo, no entanto o jogo terminou mesmo empatado por 0X0. No final do jogo, o treinador da equipe de Bela Vista o Clédson mais conhecido como Gordo, saiu insatisfeito com o rendimento de sua equipe e disse para nossa reportagem que a equipe de Bela Vista se comportou como se estivesse com medo do adversário e prometeu conversar com os jogadores para no próximo jogo ser diferente. "O time que eu tiver no comando tem que jogar pra cima e vencer", diz Clédson. Já o treinador da equipe do Juventude de Barro Preto, o Arraia, ficou satisfeito com o resultado do jogo devido ter jogado cerca de 70 minutos com um jogador a menos visto que Gonçalinho foi expulso na metade do primeiro tempo, mas segundo ele faltou o gol, Arraia ainda saiu reclamando bastante da arbitragem. O jogo de volta entre as duas equipes está marcado para o domingo dia 04 de dezembro. Amanhã a tarde (27), acontece o outro jogo da semifinal entre as equipes do Flamengo da Baixinha e Educativo, lembrando que nessa semifinal a equipe do Educativo joga por dois resultados iguais já que fez melhor campanha. O jogo será no estádio municipal de Ichu e você não pode perder.
 
Por: Valdir Carneiro - Fonte Ichu Noticias

Nona Edição do Festival de Violeiros acontece neste sábado, dia 26 de Novembro em Ichu.

O Festival de Violeiros é uma Festa que já virou tradição no município de Ichu. Neste sábado, dia 26 de Novembro de 2011, ele acontece em sua 9ª Edição (a segunda consecutiva que acontece na sede do município de Ichu). O local das apresentações é o Auditório Municipal do Antigo CEACO, iniciando à partir das 20 horas. As violas começam a tinir logo cêdo com repentes, motes, sextilhas, quadrão e oitavão rebativo, além é claro do tão esperado desafio. A dupla de abertura do Festival é Miguelzinho e Bigode; além dessa dupla, outras 05 (cinco) duplas competem ao Festival. são as seguintes:

*Paraíba da Viola e Nadinho;
*Antônio Maracujá e Sabiá;
*Lavandeira e Bráulio Pinto;*Miudinho e Passarinho;
*Antônio Queiróz e David Ferreira
.

Depois das apresentações dos poetas e repentistas violeiros, acontece o encerramento do Festival com a apresentação do tradicional Grupo de Samba de Tanque Grande. Segundo o violeiro e repentista Davi Ferreira em entrevista a Rádio Comunitária Independente FM, esse festival é mais uma forma de valorizar, resgatar e preservar a nossa cultura trazendo até a comunidade a importancia que tudo isso representa.
 
Por: Iradilson Lucio, Fonte Blog da Independente FM

quinta-feira, novembro 24, 2011

ICHU - Conheça o primeiro carro que existiu em Ichu, quando ainda pertencia a Riachão do Jacuípe.


Há dezenas de anos atrás em Ichu (data exata a ser confirmado), quando ainda aqui era vila e pertencia a Riachão do Jacuípe, o fazendeiro Manoel Circuncisão Carneiro conhecido como Seu Né do Umbuzeiro comprou o que seria o primeiro carro da localidade conhecida na época por ENXÚ, que hoje é a cidade Ichu. Segundo relato dos familiares que são bem católicos, o senhor Manoel ou Seu Né do Umbuzeiro fez uma promessa em ir a Igreja do Bonfim em Salvador assim que comprasse o seu automóvel, diz ainda os familiares, que assim que comprou o carro foi com seus parentes e familiares pagar esta promessa ao Senhor do Bonfim. Nesta foto você pode observar que foi registrado este momento que para eles foi muito importante, a foto foi tirada ao lado da Igreja do Bonfim em Salvador, e todos os familiares e parentes do fazendeiro estavam sobre o Pau de Arara "da Chevrolet" que foi o primeiro carro a existir em Ichu.  
 
Por: Valdir Carneiro - Fonte Ichu Noticias

Conheça o Nosso Querido Ichu do Alto.









Fotos tiradas do topo da torre da claro em Ichu por Antonio Carlos, para conferir mais é só acessar http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=3532862495765643146&aid=1321621574

Tribunal de Justiça da Bahia decide por reabertura da Comarca de Capela do Alto Alegre

Prevaleceu a luta dos seus representantes e o bom censo dos 35 desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahia, que se reuniram nesta quarta-feira,23, para votar o pedido coletivo de reativação das comarcas de 50 municípios baianos. A votação teve inicio as 08h30 e encerrou-se ás 17h. De todas as comarcas dos territórios do Sisal e Jacuípe, a única que o Tribunal reconsiderou o pedido foi Capela do Alto Alegre, em contrapartida, será desativada a comarca da vizinha cidade de Nova Fátima, ou seja a proposta inicial era que fosse transferido tudo do Fórum de Capela para Nova Fátima, com a decisão de hoje, o procedimento irá acontecer ao contrário. De acordo com o repórter Valdemí de Assis do Calila Noticias que acompanhou a sessão, o prefeito Claudinei Novato e o presidente da Cãmara Arismário Gomes, atualmente contrários nas ideologias políticas local, comemoraram e aumentaram suas esperanças logo no inicio da tarde, quando a desembargadora Telma Brito, deu parecer favorável a manutenção da Comarca de Capela, faltando apenas a votação dos demais desembargadores. As comarcas de Gentio do Ouro, Maraú, Palmeiras, Planalto, Santa Luzia e Tremedal também serão reativadas.  


Por: Raimundo Mascarenhas / Calila Notícias      Extraído do Ichu Noticias

quarta-feira, novembro 23, 2011

Festa Geral da Quixabeira foi adiada por motivos superiores.

A festa geral anual do movimento da quixabeira que estaria acontecendo nesse fim de semana durante os dias 26 e 27 de Novembro foi adiada, ficando para a nova diretoria decidir entre as possíveis datas sugerida por Jorge do Portal em combinação com outros ex diretores do movimento, ficando assim entre os dias 17 e 18 de Dezembro ou no inicio de Janeiro de 2012. Confira na integra o e-mail de jorge do portal para os demais responsaveis pelo movimento:
   
ENCAMINHO PARA OS COMPANHEIROS RESPONSÁVEIS PELOS GRUPOS E MILITANTE DO MOVIMENTO... INFORME AO POVO!  

  
Caros companheiros, segue anexo a ata da eleição da Assembléia de 
eleição da nova diretoria. Desculpe a demora mas quando chego aqui de 
volta de viagem fico atolado de coisas a resolver e portanto faço o que 
posso. Como eu já esperava, a prestação de contas ficou em cima e por 
isso a Petrobras só poderá liberar o recurso para a continuidade dos 
trabalhos da Quixabeira em princípio na primeira semana de dezembro, o 
que torna impossível realizar nossa Festa anual em novembro. Temos as 
seguintes alternativas, no meu entender:
1 - Realizá-la no final de semana 17 e 18 de dezembro, pois nada me 
garante que os recursos chegariam na primeira semana.
2 - Realizá-la no início do ano que vem, e aí, vocês é que sabem o 
melhor momento.

Fico aguardando uma comunicação de vocês, da nova diretoria. Não tenho 
correio eletrônico de Maria José, vocês passam essa notícia para ela.

Abraço em todos

Bernard

PS. Não botei o nome de Alípio, de Ana e o meu por dificuldades na 
assinatura, o que poderia atrazar o processo de legalização do Movimento 
da Quixabeira


Governo anuncia novo salário mínimo de R$ 622,73 a partir de janeiro de 2012.


O Ministério do Planejamento enviou nesta segunda-feira, dia 21 de Novembro ao Congresso Nacional uma proposta que corrige o valor do salário mínimo de R$ 545,00 para R$ 622,73 a partir de Janeiro de 2012. A proposição anterior, feita pelo próprio governo, quando enviou o orçamento do próximo ano ao Congresso Nacional, em agosto deste ano, era de R$ 619,21 para o salário mínimo. A mudança ocorreu por conta da revisão do INPC deste ano, índice usado no reajuste do mínimo. O salário mínimo serve de referência para o salário de 47 milhões de trabalhadores no país. O percentual de correção, pela proposta do governo, será de 14,26%. De acordo com números do governo federal, que estão na LDO sancionada recentemente pela presidente Dilma Rousseff, o aumento de R$ 1 no salário mínimo equivale a uma elevação de gastos de cerca de R$ 300 milhões. Deste modo, um aumento de R$ 77,73, conforme a proposta de orçamento enviada ao Congresso Nacional, representa uma despesa extra de cerca de R$ 23 bilhões para o governo. Nada impede, porém, que, como o ocorrido em anos anteriores, este valor proposto pelo governo para o salário mínimo seja elevado nas negociações com os sindicatos, ou pela presidente Dilma Rousseff. Nos últimos anos, o governo optou por arredondar o valor para cima. Caso a presidente da República opte por dar um valor "redondo", para facilitar o saque, o valor do salário mínimo pode ficar em R$ 625. Pelo formato de correção acordado entre o governo federal e sindicatos, o salário mínimo deverá superar a barreira dos R$ 800 em 2015.

Fonte G1.

Inscrições para concurso da prefeitura de Água Fria estão abertas até o dia 25.

Os cargos de nível superior são de assistente social (2 vagas), enfermeiro (7), enfermeiro plantonista (5), engenheiro agrônomo (1), farmacêutico (1), fisioterapeuta (2), médico clínico geral (7), médico clínico plantonista (5), médico ginecologista (1), médico ortopedista (1), médico pediatra (1), médico psiquiatra (1), médico-veterinário (1), nutricionista (3), odontólogo (6), psicólogo (3), psicopedagogo (2). Os cargos de nível médio são de auxiliar de administração (2), auxiliar de saúde bucal (6), auxiliar de secretaria (9), assistente administrativo educacional (12), fiscal de arrecadação (1), técnico agropecuário (2), técnico em enfermagem (11). Os cargos de nível fundamental são de operador de bomba (7), agente público (22), auxiliar de serviços administrativos educacionais (8), cozinheiro (2), gari (6), guarda municipal (6), jardineiro (4), motorista (8), operador de máquinas pesadas (3). As inscrições devem ser feitas de forma estritamente presencial até 25 de novembro, na Avenida Antonio Sérgio Carneiro, no Centro de Inclusão Digital, de segunda a sexta-feira (dias úteis), no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h. A taxa de inscrição varia de R$ 30 a R$ 100. A prova objetiva está prevista para 8 de janeiro de 2012. 
 
Fonte: Portal Cleriston Silva

Prefeitura de Alagoinhas abre concurso para 254 vagas.

A Prefeitura de Alagoinhas, a 161 km de Serrinha, abriu 254 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários vão de R$ 545,00 a R$ 2.204,61.Os cargos de nível médio e técnico são de técnico em contabilidade (1 vaga), técnico em enfermagem (47), técnico agrícola (4), técnico em radiologia (2), professor nível I (20), motorista D (10), guarda municipal (30).  Os cargos de nível fundamental são de auxiliar de classe (27), operador de máquinas e equipamentos e auxiliar de infraestrutura (8). Os cargos de nível superior são de auditor contábil (2), analista de sistema informatizado (2), analista em administração finanças e contabilidade/contador (3), assistente social (2), auditor de saúde/médico (1), enfermeiro (formação geral, obstetrícia, gerontologia, neonatologia e saúde mental) (23), médico (clínico geral, anestesiologia, obstetrícia, endocrinologia, cirurgião geral, urologia, angiologia, infectologia, radiologia, ultrassonografia, cardiologia, dermatologia, gastroenterologia, gastroenterologia infantil, ginecologia, hematologia, mastologia, nefro pediatria, neurologia, neuropedriatria, oncologia, ortopedia, pediatria, pneumologia, proctologia, reumatologia, do trabalho e psiquiatria) (48), odontólogo – cirurgião dentista (10), técnico de suporte saúde (fisioterapeuta, nutricionista e farmacêutico) (5), professor nível III (português, matemática e educação física) (4).  As inscrições devem ser feitas de 28 de novembro a 22 de dezembro no site www.consultorialideranca.com.br, e de 12 a 16 de dezembro no Centro de Educação Profissional de Alagoinhas, na Praça Barão do Rio Branco, nº 55, Centro, das 9h às 12h e das 14h às 18h. A taxa de inscrição varia de R$ 25 a R$ 80. As provas objetivas estão previstas para o dia 29 de janeiro de 2012. 
 
Fonte: Portal do Cleriston Silva

Fotos aéreas de Ichu Bahia, breve mais imagens internautas!

Colaboração do Fotografo ACL o Popular Mala Veia.

Deixe seu Recado ou Sugestão!