Seja Bem Vindo(a) e volte sempre ao Blog do André Nilton Comunicador!!!

Ouça a nossa Rádio Independente FM 104.9

Web Radio Melodia

Radios Net

Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Seguidores

sexta-feira, setembro 30, 2011

Radialistas da região do sisal jogam contra funcionários da prefeitura de Serrinha.

Neste sábado (1º/10), às 15h30min os radialistas de Serrinha e região do sisal enfrentam os funcionários da prefeitura de Serrinha no estádio Mariano Santana "Marianão". Contundidos, Cival Anjos, Celso Oliveira e Agenor Filho são ausências confirmadas para a partida. Max Vidal e Reinaldo Lima já confirmaram presença. Dia 9 de outubro o time da imprensa volta a jogar, desta feira na inauguração do campo de futebol do Murici e dia 12 atuam no campo do Juazeiro Grande, na festa dos Amigos.
 
Fonte: Blog de Cival Anjos

Vem ai mais uma Festa da Independente FM.


Ichu: Time do Canavial Faz amistoso nesse fim de semana.

O time do Canavial bastante conhecido pelo município e região por esta quase sempre disputando os torneios mais importantes do município como por exemplo do Futsal e ate mesmo da Copa Rural que esta em atividade em nosso município e que infelizmente o Canavial uma das equipe mais tradicional de Ichu ficou de fora dessa edição, o Canavial que recentemente conquistou dois vice campeonato futsal de Ichu nos anos de 2007 e 2009. Apesar de não estar disputando nenhuma competição no momento o time não esta parado de tudo pois vem se organizando e se preparando para competições futuras e nesse fim de semana já tem amistoso confirmado com duas equipes de Araci sendo dois quadros, um na modalidade masculina e outro no feminino com o primeiro jogo previsto para as 15:00 quinze horas, segundo Alberto e Fernando uns dos responsável pela equipe estamos marcando esses jogos para que possamos ganhar ritmo de jogo e pegar entrosamento para no futuro próximo tem um time bem competitivo para que possamos ta lutando em busca de vários títulos importantes para nossa galeria.

Office boy da prefeitura de Cipó é preso por abusar sexualmente filho de 8 anos.

Um homem de 34 anos foi preso sob a acusação de abusar sexualmente do próprio filho, de apenas 8 anos, na cidade de Cipó, a 241 quilômetros de Salvador. Josean Ramos Ferreira, conhecido como “Xuxão”, trabalhava como office boy na prefeitura do município e estava sendo investigado pelos abusos e torturas contra o filho. A criança era abusada quando era levada pela mãe, que morava com o garoto em Alagoinhas, para a casa de sua avó materna na cidade de Cipó. Nestas ocasiões, a vítima era levada pelo pai para sua residência, onde o office boy cometia os abusos, enquanto exibia filmes pornô, há cerca de três anos. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, em uma dessas sessões, o menino sofreu cortes nos joelhos, feitos com um facão, e foi estrangulado. Seria uma tentativa do pai para a criança não denunciá-lo. Desconfiada do comportamento do filho e das marcas no corpo, a mãe da criança, que havia abandonado Josean em razão de agressões sofridas por ele, levou o garoto para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS de Alagoinhas, onde a criança acabou revelando os abusos sofridos pelo pai. Após a prisão do funcionário da prefeitura, a polícia vai investigar se Josean abusou outras crianças da vizinha, já que, segundo testemunhas, ele costumava distribuir balas e pirulitos, além de beijar, abraçar e carregar qualquer criança da cidade de forma intensa e exagerada. Josean, que foi estava com uma faca e um pacote de pirulitos no momento em que foi preso, será indiciado pela delegada Lígia Lima Macedo, titular da DT de Cipó, por estupro de vulnerável e porte ilegal de arma branca.
Fonte: Correio

Vem aí o primeiro Mutirão evangelístico da Igreja Batista de Ichu.


A Igreja  Batista de Ichu, convida você e toda sua família para o primeiro MUTIRÃO evangelístico,  a ser realizado no templo da Missão Batista deste município, localizado à rua, Cidalia Romana Carneiro bem ao lado do centro de abastecimento, este mutirão será no dia 08 de outubro e você não pode perder.


SERVIÇOS OFERECIDOS:
 Serão oferecido diversos serviços na área de saúde com todos os profissionais da cidade de Salvador-Bahia.
São - 5 clinico geral
        - 5 Dentista
        - vários Ginecologistas, enfermeiros, fisioterapeuta, nutricionistas, angiologista, cabeleireiros, e outros profissionais em outras áreas, num total de 40 profissionais atendendo a população.


(É a Igreja do SENHOR, contribuindo com ação social no município de Ichu)
Pr. Vanderlei Alves

Empresa Maia Melo Engenharia está realizando projeto da estrada Ichu a Conceição do Coité.

A Empresa Maia Melo já está realizando o Projeto de Engenharia da estrada que liga Ichu a Conceição do Coité via Distrito de Juazeirinho. Inicialmente estão observando a topografia e verificando como amenizar as curvas existentes em alguns trechos; no total, o percurso é de 26 quilômetros de uma cidade à outra. Um dos técnicos da empresa passou a informação de que a estrada passará ao lado do Colégio Luiz Júlio, seguindo pela sede do SINTRAPI (Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Ichu), chegando até a estrada da comunidade de Umbuzeiro. Ainda nã há informação concreta por onde será a interligação com a rodovia que vem de Tanquinho que segundo informações o estudo acontecerá posteriormente. Os trabalhos estão sendo feitos por duas equipes, sendo que uma está no trecho de Ichu e a outra encontra-se na região de Juazeirinho.
Fonte: Repórter André Luiz.

COPA RURAL - LID Divulga arbitragem dos jogos do final de semana.

A Diretoria de Árbitros da Liga Ichuense de Desportos já definiu a arbitragem completa para a 3ª Rodada da Copa Rural que acontece neste final de semana.

Confira:
Sábado 01/10
Grupo A
Vitória da Queimada do Cedro x Flamengo da Baixinha
Árbitro Central: Lolô
Auxiliares: João Rodinha e Adailton
Grupo B
Morro Redondo x Barra
Árbitro Central: Gueguel
Auxiliares: Manoel e Pirão
Formigueiro x Nova Esperança
Árbitro Central: Osmário
Auxiliares: Lofe e Francelmo
Domingo 02/10
Grupo A
Educativo x Juventude (B. Preto)
Árbitro Central: Valcilex
Auxiliares: Adailton e Gei (Canavial)
Grupo B
Bela Vista x Retirinho
Árbitro Central: Reisinho
Auxiliares: Manoel e Adão
Obs: Caso ocorra algum imprevisto com membros da arbitragem pode acontecer alteração na escalação divulgada.

Por: André Luiz, Presidente da Liga Ichuense de Desportos

Associação Comunitária do Bairro Cortiço em Ichu, realiza Reunião Ordinária neste Sábado.

A Associação Comunitária do Bairro Cortiço (ACBC) realiza neste sábado, dia 01 de Outubro de 2011 mais uma Reunião Ordinária Mensal, tendo iníco às 16 horas na sede da Associação situada na rua Eutália Cedraz Carneiro, município de Ichu-Bahia. O objetivo principal dessa Reunião é planejar o futuro da entidade. Essa Associação tem prestado muitos benefícios a população do nosso município, especialmente aos moradores do Bairro Cortiço que são sempre bem atendidos pela diretoria. Segundo o diretor José Amílton, é importante a participação e o compromisso de todos os associados nos Movimentos Sociais, pois é atraves da união do trabalho comunitário que se consegue projetos importantes para a população e plantando essa semente de união, comprometimento e participação é que juntos se colhem os frutos da realização de sonhos e conquistas na comunidade!
Por: Iradilson Lucio Fonte - Independente FM

Mais uma etapa concluida da construção do CBI da Igreja Batista de Ichu.

Graças as orações dos irmãos em Cristo Jesus, mais uma etapa da construção das salas anexas a Igreja Batista está sendo concluída, é a cobertura das duas salas onde funcionará o CBI "Colégio Batista de Ichu" que já se encontra em processo final.  Além das orações dos irmãos, tudo isso se devem aos esforços por parte dos membros e congregados desta Igreja que vem realizando vendas de lanches, almoços entre outros meios beneficente para arrecadar fundos para esta construção que vai beneficiar a todos desta Igreja onde futuramente funcionará a CBI (Colégio Batista de Ichu) que também vai atender a comunidade de um modo geral. São duas salas de 27,5M² de área/cada, com capacidade para 30 alunos em cada sala, onde vai trazer boa comodidade para os futuros alunos deste importante colégio para o nosso município o que também, é um sonho do atual pastor, Vanderlei Alves Batista que segundo ele enquanto estiver a frente deste ministério não medirá esforços para que este sonho se tornem realidade.
Após o término das duas salas do CBI "Colégio Batista de Ichu"; o próximo passo é terminar a construção da sala das crianças que também é um sonho antigo dos membros desta Igreja que segundo o pastor Vanderlei, será bem aconchegante com leitos e berçários além de brinquedos diversos para a garotada enquanto seus pais estiverem no culto. 

Por Valdir Carneiro Fonte - Ichu Noticias

Comunidade de Licurí em Ichu comemora seu Padroeiro São Francisco de Assis.

A Comunidade de Licuri, situada a cerca de 8 quilômetros da sede do município de Ichu, realiza de 29 de Setembro a 02 de Outubro de 2011 o Tríduo em louvor ao seu padroeiro São Francisco de Assis.

O Tema Central da Festa é: "Sacramentos embelezam a alma, nos diviniza e transforma nossa Vida";

PROGRAMAÇÃO

1ª Noite: 29 de Setembro de 2011- Quinta-Feira
Tema: "Eucaristia como sinal de reconciliação com Deus".
Convidados- Pastoral do Dízimo e Terço dos Homens.
Comunidades- Fazendas Reunidas, Boa União, Umbuzeiro, Calumbí, Cajueiro, Tabuleiro, Entroncamento de Ichu e Comunidade de São Pedro (da sede).

2ª Noite: 30 de Setembro de 2011- Sexta-Feira
Tema: Matrimônio: Compromisso com o outro na presença de Cristo"
Convidados- Pastoral da Família, Grupo de Casais Novos e Renovação Cristã Carismática.
Comunidades- Capoeira do Rio, Alto, Formigueiro, Bela Vista e Praianos.

3ª Noite: 01 de Outubro de 2011- Sábado
Tema: "Jovem, Deus chama você a viver os Sacramentos".
Convidados- Pastoral da Criança e CEB's (Comunidades Eclesiais de Base)
Comunidades- Queimada do Cedro , Canavial, Mumbuca, Varjota, Nova Esperança e Aroeira.

DIA FESTIVO:
02 de Outubro de 2011- Domingo
*05:30 horas: Alvorada;
*07:00 horas: Café Partilhado;
*18:00 horas: Missa Festiva com Primeira Eucaristia.

INFORMAÇÕES

*A Comunidade lembra a todos que as Celebrações tem início sempre no horário das 19 horas;
*Os animadores de cada noite devem trazer a túnica;
*Durante todas as noites existe a tradicional barraca em benefício da comunidade;
*Após a Celebração do sábado, dia 01 de Outubro acontece um Leilão Beneficente à comunidade.

A organização da Festa é da Comunidade Local e tem o apoio do Pe. José Jairo.
A Comunidade de Licuri espera contar com sua participação em mais esse momento de Fé, Devoção e Evangelização a São Francisco de Assis!

Por: Iradilson Lucio Fonte -Independente FM

quinta-feira, setembro 29, 2011

Conheça melhor o Territorio de Identidade do Sisal.


O Território de Identidade do Sisal – abrange uma área de 21.256,50 Km² e população de 555.708 habitantes e é composto por 20 municípios: Araci, Barrocas, Biritinga, Candeal, Cansanção, Conceição do Coité, Ichu, Itiúba, Lamarão, Monte Santo, Nordestina, Queimadas, Quijingue, Retirolândia, Santaluz, São Domingos, SERRINHA, Teofilândia, Tucano e Valente.  O Território do Sisal, possui um grau de urbanização muito baixo (37% IBGE 2000) o que corresponde a praticamente a metade do grau de urbanização do Estado (64,9 % IBGE 2000), um dos fatores que retratam bem a identidade da região sisaleira. Um território rural.  Outro fator marcante no Território é o IDH médio do Território (0,60) que por ser baixo, garantiu ao Sisal ser contemplado com o projeto de Território de Cidadania.  Serrinha é compreendida como a cidade pólo do Território, pela sua dimensão e disposição geográfica (é o maior município do Território com 808,7 km² e é a porta de entrada do Território do Sisal para os Territórios do Portal do Sertão e Região Metropolitana, que são os Territórios mais fortes economicamente do Estado da Bahia), além de ser a sede de diversos organismos do governo estadual.  Além disso, Serrinha merece destaque por possuir o maior PIB do Território do Sisal (em 2006 o seu PIB chegou a 267,67 milhões de reais) acompanhado apenas do município de Conceição do Coité (que em 2006 atingiu o valor de 227,88 milhões de reais) sendo que o terceiro município do território com maior PIB, já possui uma diferença muito distante, que é o município de Tucano (que em 2006 atingiu o PIB de 131,20 milhões de reais) e tendo uma diferença grotesca em relação ao menor município do Território, Ichú, que alcançou o PIB de apenas 13,70 milhões de reais em 2006.  A taxa de analfabetismo do Território do Sisal foi estimada em 34,5 % no ano de 2000 pelo IBGE, porém, a expectativa é que estas taxas sofram uma redução como resultado da ação do governo estadual, o Programa de alfabetização –TOPA¹ (Todos pela Alfabetização) que através da DIREC-12, pretende-se alfabetizar nessa primeira etapa, uma média de 27 mil pessoas.
     Economia
A agricultura ocupa a grande maioria da força de trabalho regional, caracterizando-se  pela  predominância de culturas de subsistência, com destaque para a mandioca, o  feijão e o milho.  Também importantes para as atividades econômicas são o sisal, a  mamona, a palma, o sorgo, a algaroba e a leucena. Em épocas mais chuvosas, há uma  variedade maior de culturas, sendo uma estratégia de sobrevivência da pequena produção familiar, a fruticultura.  O Sisal é a atividade econômica mais importante para o Território, considerando pela sua capacidade de absorção de mão de obra, pela sua própria importância econômica e pela capacidade de servir, também, como pastagem, com maior importância em períodos de seca. Os Municípios que se destacam na produção de sisal – tanto pela área plantada como pela quantidade de fibra produzida – são Conceição do Coité, Santa luz e Valente.  Mesmo observando-se o crescimento dos rebanhos caprinos nos últimos anos, o destaque ainda é para a pecuária bovina, sendo que os principais produtores são: Conceição do Coité e Itiúba. Apesar de ser considerado um Território Rural devido a seu baixo grau de urbanização, o setor agropecuário contribui apenas com 18,53% para a formação do Produto Interno Bruto (PIB) do conjunto dos Municípios enquanto setor secundário com 22,82% e o setor terciário com 58,65%. Outro fator relevante na economia do Território são as jazidas de minérios, destacando-se o ouro, pedras para construção, rocha ornamental, argila e quartzo.

Cultura
A região foi palco de dois fenômenos históricos e sociais profundamente emblemáticos do Nordeste brasileiro, e que até hoje habitam o imaginário do povo deste lugar: o messianismo e o cangaço. Foi por esta região que, na Bahia, incursionou o Capitão Virgulino Ferreira da Silva, o legendário Lampião e a Coluna Prestes cujos integrantes ficaram conhecidos pelos sertanejos como “os revoltosos”, deixando um rastro de façanhas e medo que até hoje pulsam na memória coletiva da população.  Também foi por suas paisagens ásperas e pedregosas que peregrinou, no final do século XIX, o beato Antônio Conselheiro, arregimentando seguidores para construir sua utopia no povoado de Belo Monte, às margens do rio Vaza-Barris, que verteria leite em meio a barrancas de cuscuz.  Esses elementos culturais também já foram assimilados e introduzidos nos grandes centros urbanos, seja por artistas ou intelectuais independentes, seja por grupos que constituem a indústria da cultura e do entretenimento. São vários os exemplos, a começar pelo filme Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha, que conquistou platéias do mundo inteiro na década de 1960, consagrando o autor como o mais destacado protagonista do Cinema Novo, movimento artístico que abraçava um conceito revolucionário, lamentavelmente ainda muito representativo da realidade local: a estética da fome.  De lá para cá, muitos artistas também buscaram inspiração na magia e no modo de vida dos habitantes do Território do Sisal, ganhando recentemente um palco apropriado: a Casa da Cultura, em Valente. Ainda no campo do áudio-visual, foi nas lendas da região que o artista plástico e cineasta Chico Liberato buscou inspiração para elaborar o primeiro desenho-animado de longa metragem nacional, o Boi Aruá, que conta a estória de um fazendeiro arrogante vencido e humilhado pelo boi misterioso e mandingueiro. Premiado internacionalmente, o Boi Aruá tem a participação de agricultores humildes de Monte Santo, que emprestaram suas vozes a alguns dos personagens do filme.  Nas artes plásticas temos Juraci Dórea, premiado na Bienal de Veneza com o Projeto Terra, conjunto de esculturas feitas de couro instaladas solitariamente no meio da caatinga e que pareciam espantalhos dos maus agouros que prenunciam as periódicas tragédias das estiagens. Também Sante Scaldaferri, que compôs uma obra singular, transplantando para as telas as figuras dos ex-votos deixados por pagadores de promessa no santuário de Monte Santo. Há ainda a fotografia mágica de Pierre Verger que na década de 50 documentou a vida do catingueiro que ganhava a vida com a extração do caroá e do sisal.
                                                         
Mas há também as manifestações musicais verdadeiramente sertanejas, e sem fins comerciais. A mais expressiva é o Grupo da Quixabeira, composto por trabalhadores e trabalhadoras rurais da própria região do sisal. Descoberto pelo musicólogo Bernard van der Weid e incentivado pela APAEB – Associação de Desenvolvimento Sustentável Solidário da Região Sisaleira, este grupo se apresenta regularmente em festas populares da região, já gravou um disco e participa de eventos culturais em Salvador e no sul do país, difundindo os cantos de trabalho, as chulas e os sambas rurais que eles próprios compõem nos raros momentos de lazer ou durante a lida no campo.  Além dessa cultura popular de raiz rural, o território também possui uma ascenção da cultura urbana e afrobrasileira, que já afloram e ganham espaço em muitos municípios, como é o caso do regaae, hip hop, grafite, capoeira, entre outras. Ainda como prova da diversidade cultural que o Território possui, temos: fanfarras, filarmônicas e até uma orquestra de violinos, formada através do Projeto Santo Antônio, sediada no município de Conceição do Coité.

Fonte: SECULT

Feira Livre continua sendo problema de saúde pública em Serrinha.

Os serrinhenses tinham a esperança de que com a eleição de um prefeito totalmente desvinculado a grupos políticos, ficaria mais fácil ver realizações para o povo, contudo, “está tudo como Dantes no quartel de Abrantes”, já que uma das principais reivindicações é um centro de abastecimento com a conseqüente organização da feira livre da cidade. Hoje os produtos como: carne bovina, verduras, etc, continuam sendo comercializados em barracas improvisadas e as vezes até no chão, em uma cidade com 135 anos de emancipação política este problema nunca teve uma solução. Mais uma vez, o Governador do Estado da Bahia foi a Serrinha, e nada de se pronunciar com referência a este fato gravíssimo para a saúde do nosso povo. A Assessoria Regional Sindical, entidade que congrega vários sindicatos e associações espera soluções.

Fonte: Reporte Carlos Miranda, enviada pelo E-mail andrenilton.ichu@hotmail.com

79 prefeitos do Litoral Norte debatem contas com o TCM e a UPB.

Prefeitos e corpo técnico de 79 prefeituras do Litoral Norte, se reúnem nesta sexta-feira (30) no Hotel Aster, das 08h às 18h, para discutir com auditores, inspetores e conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) os obstáculos e desafios da prestação de contas. O encontro é promovido pela União dos Municípios da Bahia (UPB) depois de uma análise que constatou que nenhuma das contas municipais de 2009 foi aprovada sem ressalvas. Anfitrião do evento, o prefeito Paulo César, destaca que, “este encontro era esperado na região por todos os prefeitos. Nunca tivemos essa oportunidade de ficarmos de frente com os auditores do TCM e debatermos os problemas e dificuldades que encontramos nas leis que fiscalizam a gestão pública, principalmente quando, em alguns casos, elas se contradizem. Caetano está de parabéns pela iniciativa”. Prefeito de Camaçari e presidente da UPB, Luiz Caetano afirmou que, “havia uma distância muito grande entre os gestores e o Tribunal. E isso também contribuía nas ressalvas nas contas, pois as equipes técnicas tinham dúvidas e não iam até o TCM com medo. Não é bom que os prefeitos tenham contas reprovadas, pois quem perde é o município que fica impedido de firmar convênios com o Estado e União. Estamos promovendo uma nova fase na gestão pública no país”. O encontro de Alagoinhas conta com a organização do prefeito de Camaçari Luiz Caetano, presidente da União dos Municípios da Bahia – UPB; do conselheiro Paulo Maracajá Pereira, presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia – TCM-BA; do prefeito de Alagoinhas, Paulo César Simões; do presidente da APSB – Associação dos Prefeitos do Sertão Baiano, prefeito de Coronel João Sá, Carlos Augusto Silveira Sobral; e da presidente do CICC – Consórcio Intermunicipal da Costa dos Coqueiros, prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho.

Fonte: Calila Noticias

Monte Santo – PT garante que terá candidatura própria a prefeito em 2012.

O Partido dos Trabalhadores (PT), de Monte Santo se organiza para as eleições municipais do próximo ano, visando eleger o prefeito e uma grande bancada de vereadores e neste sentido vem discutindo com os diversos segmentos da sociedade e as comunidades rurais a elaboração de um projeto de administração para o município. A idéia, segundo a professora Maria da Glória Cardoso Nascimento, presidente do partido, é realizar um amplo debate sobre a questão e afinar o discurso para que os militantes possam levar a mensagem aos quatro cantos do município, buscando aprimorar ainda mais a proposta, “pois queremos iniciar em janeiro de 2013 uma gestão pública onde os recursos municipais sejam gastos com aquelas ações que realmente sejam as prioridades do povo e que melhorem suas vidas”, afirmou Maria da Glória. O PT foi fundado em Monte Santo em 1988 e naquele ano lançou Elizeu Tolentino com candidato a prefeito, obtendo 1.500 votos, se destacando na época como maior votação na região do sisal. Em 1992, o partido não lançou candidato a prefeito, mas conseguiu eleger Tolentino com vereador, que após ser eleito descumpriu o estatuto partidário e foi expulso. Em 1996, o PT apresentou o nome de Rodolfo Andrade e nas eleições de 2000 e 2004, Edson Tolentino, como candidato a prefeito. Em 2008 o PT fez parte da chapa encabeçada pelo médico Ariston Correia Andrade Filho, “Caca”, do PMDB, indicando Juscelino Nunes Rocha para vice-prefeito, numa coligação formada, além do PMDB e PT, pelo PCdoB. “Quando perdemos aquela eleição e disse que estaria trabalhando, conversando com a militância e com os simpatizantes, que teríamos candidatura própria para prefeito”, falou o agricultor Evaristo Rodrigues de Lima, que também coordena o programa ASA, responsável por mais de mil cisternas com capacidade para 16 mil litros d’água no município. A proposta, cuja discussão acelerou a partir de janeiro deste ano, estar bem avançada na elaboração do projeto que será apresentado a sociedade no período eleitoral e dois nomes estão sendo projetados com pré-candidatos a prefeito, Evaristo Rodrigues de Lima e do sindicalista Juscelino Nunes. “Vamos amadurecer mais as discussões e faremos uma campanha vitoriosa. Quando aos nomes, o meu ou do companheiro Juscelino, na hora certa, o partido vai decidir e marcharemos juntos. O importante é implantar em Monte Santo um jeito novo de administrar, onde todos possam participar e definir aquilo que é melhor e que vai melhorar a vida do povo, principalmente no social, seguindo o exemplo de Lula, Dilma e Wagner”, falou Lima. Ele lamentou que no orçamento do município não tivesse recursos para investir em recursos hídricos, haja vista que Monte Santo fica no semi-árido e vem passando um período grande de estiagem. Evaristo destacou alguns pontos que vem sendo discutido e as pessoas estão colocadas como prioridade, a exemplo da aquisição de equipamos e contração de médicos especializados para o hospital da cidade, evitando que por qualquer motivo, tenham que transferir pacientes para Salvador ou Feira de Santana, aumentando o sofrimento, a questão da educação, onde possa manter o aluno na sua base familiar e a questão do saneamento básico. Filiações – O prazo para encerramento das filiações para as pessoas que pretendem disputar cargos eletivos será no dia 07 de outubro, conforme determinação da Lei das Eleições, nº 9.504/1997 – artigo 9º e do calendário eleitoral elaborado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Evaristo, ao falar para o CN, comemorou o número de pessoas que estão procurando a legenda para se filiar. “Hoje passamos de 150 filiados e todos eles vieram procurar o PT, conhecer sua história e seu jeito diferente de governar”, falou. Um dos filiados, o comerciante do ramo de materiais de construção, José Adailton, disse ao CN que morou por muitos anos em São Paulo e retornou ao município em 2000, onde passou a perceber que apenas um grupo mandava na cidade. Do jeito que eles fazem, dar a impressão que querem que seja candidato único, utilizando para isto métodos da política dos coronéis e isto não é mais possível. Como cidadão, entrei na luta e estou engajado no PT para ajudar a implantar um novo método de governar a cidade, sem pressão ou coação. “Todos são livres para votar em quem bem quiser, daí o PT vai ter candidato e não será candidato único, como deseja os coronéis” , desabafou Adailton. Sobre a elaboração do projeto, o comerciante disse que já houve várias rueniões neste sentido, inclusive com a participação de médicos, advogados, comerciantes e que todos serão ouvidos. “Afinal, moramos em Monte Santo e sabemos o que é melhor para o município. Essa terra é de todos nós, aqui não tem dono e na gestão do PT, que começa em janeiro de 2013, vamos implantar um novo método de governar”, concluiu José Adailton, demonstrando certeza na campanha eleitoral que deverá começar em julho do próximo ano. Informações importantes – De acordo com dados da Justiça Eleitoral, atualmente existem 13.880.058 eleitores filiados em todo o Brasil, portanto, aptos a se candidatarem. Para isso existem 28 partidos políticos devidamente registrados na Justiça Eleitoral e que podem receber a filiação do candidato. O dia 7 de outubro deste ano também é o prazo final para que o Congresso Nacional aprove qualquer alteração no processo eleitoral. A condição está prevista no artigo 16 da Constituição Federal, segundo o qual, “a lei que alterar o processo eleitoral entrará em vigor na data de sua publicação, não se aplicando à eleição que ocorra até um ano da data de sua vigência”. 

Fonte: Calila Noticias

Avião com 18 a bordo cai na Indonésia.

Um pequeno avião com 18 passageiros a bordo caiu no norte da Ilha de Sumatra, na Indonésia, informaram as autoridades locais nesta quinta-feira (29).  A aeronave, um CASA C-212, da companhia aérea local Nusantara Buana Airyang, cobria a rota entre Medan e Kutacane. A bordo estariam 15 passageiros e três tripulantes - dois pilotos e um técnico.

Fonte: Bocão News

Projeto de Lei Orçamentária do Estado é entregue à Assembleia Legislativa.

O Projeto de Lei Orçamentária do Estado, documento legal que estima a receita e fixa a despesa para o exercício de 2012, foi entregue no início da tarde desta quinta-feira (29) pelo secretário estadual do Planejamento, Zezéu Ribeiro, ao presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo. A estimativa da proposta orçamentária do Estado para o ano que vem é da ordem de R$ 29,4 bilhões, com um incremento de 10,5%, se comparado ao orçamento aprovado para 2011, que totalizou R$ 26,6 bilhões. “Essa proposta reflete uma expectativa positiva para a economia, tendo como base a conjuntura de 2011, que apresenta indicadores visíveis de recuperação aos níveis anteriores à crise que se estabeleceu no final de 2008 e nos primeiros meses de 2009”, afirmou Zezéu Ribeiro. O secretário também informou que, a exemplo do ano anterior, a área social (Saúde, Educação, Previdência Social e Segurança Pública) continua como prioritária na atual gestão do poder executivo estadual, com 59,1% do total de recursos orçados para 2012.

Fonte: Agecom

Jaques Wagner discursa em evento para atrair investimentos ao estado.


Durante o seminário sobre “Oportunidades de investimentos na Bahia” realizado na quarta-feira (28), em São Paulo, o governador da Bahia, Jaques Wagner, falou com empresários sobntre a economia baiana, questões ambientais do estado e do país, além da crise mundial.  Com relação à questão tributária, Wagner afirmou que a complexidade da estrutura dos tributos aplicados é complexa e traz perda de competividade brasileira. “Temos que simplificar esta estrutura”.  O governador lembrou que a Bahia apresenta uma privilegiada posição geoeconômica, articulando os fluxos econômicos dos principais centros dinâmicos da economia brasileira – Sul/Sudeste com o Nordeste do Brasil, como também está localizada no centro da América Latina, equidistante de seus principais mercados. "Despontamos como grande polo atrativo para o desenvolvimento de novos negócios, com forte capilaridade regional. Temos o maior PIB do Nordeste, representando aproximadamente 30,6% do PIB da região e o 7º do país", ressalta.  Houve destaque também para a produção de soja, milho e café, sendo as maiores do Brasil realziadas no estado baiano. “A Bahia tem uma pluralidade grande, que vai da agricultura familiar ao complexo tecnológico”. O governador também lembrou que o “estado tem papel facilitador para quem quer investir e gerar riqueza”.  Sobre a crise mundial, Wagner disse acreditar que o Brasil tem musculatura para enfrentar este período em função da união de esforços entre “o governo na condução do país, o empresariado pela coragem de investir e os trabalhadores pela sua força”. Questionado sobre as novas regras para o IPI, o governador da Bahia afirmou que foi uma “medida abrupta, que precisa de modelação e isso se dará por meio da negociação”.
 
Fonte: Bocaõ News

ACM Neto lidera pesquisa de Marcelo Nilo para a Prefeitura de Salvador.

Na tarde desta quarta-feira (28), o deputado Marcelo Nilo publicou o resultado de uma pesquisa para a sucessão municipal de Salvador. Pelos números, o deputado federal ACM Neto (DEM) é o primeiro colocado. Repetindo o que fez o deputado federal Jutahy Jr. (PSDB) na semana passada, o deputado estadual Marcelo Nilo (PDT), presidente da Assembleia Legislativa, usou o seu twitter para publicar, há pouco, os números de uma pesquisa sobre a sucessão em Salvador. O instituto, o Babesp, pertence ao parlamentar e é, em muitos momentos, consultado informalmente, entre outros, pelo governador Jaques Wagner (PT). Veja os números sobre a capital baiana: ACM Neto (DEM) aparece com 24%, Lídice da Mata (PSB), com 13%, Nelson Pelegrino (PT), com 12% e Antonio Imbassahy (PSDB), com 9%. Depois deles, viriam Geddel Vieira Lima (PMDB), com 6%, Bispo Márcio Marinho (PRB), com 5%, Mário Kertész (PMDB), com 3%, Marcos Medrado (PDT), com 3%, Edvaldo Brito (PTB), com 3%, Alice Portugal (PCdoB), com 2% e Hilton Oliveira (PSOL), com  1%.

Fonte: Interior da Bahia

Suspeito por morte de Kelly Cyclone foge e outro é morto em L. de Freitas.

Um suspeito pela morte de Kelly Cyclone fugiu e outro foi morto durante uma operação conjunta das polícias Civil e Militar em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, nesta quarta-feira (28). O traficante Wellington Nunes, o "Mão", suspeito de ser mandante do crime, conseguiu fugir; já Rogério Santos Juriti, 25 anos, que também estaria envolvido na execução de Cyclone, morreu em troca de tiros com a polícia. Um terceiro homem, Antenor Costa Júnior, 24 anos, também morreu em um dos tiroteios. Segundo informações da Polícia Civil, a primeira troca de tiros aconteceu com os acusados que estavam festejando o aniversário de 26 anos de Emerson Cosme Anjos dos Santos, mais conhecido como Miminho, no bairro Vila Praiana na localidade chamada Boca de Vulcão. No imóvel, que pertence à mãe de Emerson estavam os irmãos dele, Eliosmar Anjos dos Santos, 31 anos; Edvaldo Anjos dos Santos, 35 anos; Erivelton Anjos dos Santos, 19 anos; Erickson Anjos dos Santos, 28 anos; Elmo Anjos dos Santos, 24 anos e os amigos Robson Costa de Oliveira, 38 anos; André Conceição do Carmo, 27 anos, Edvaldo Pereira Santos, 35 anos, Plínio Diego Reis dos Santos, 22 anos, um adolescente, 17 anos, além de um homem identificado como Neguinho e Mão. Foi através de uma denúncia anônima que a polícia foi informada de que no local havia uma festa regada a álcool, drogas e armas. Ao chegar na casa, os policiais já foram recebidos a tiros. Antenor Costa Júnior, 24 anos, que estava com um revólver Taurus, com três munições deflagradas, foi atingido durante a ação e socorrido para o Hospital Menando de Farias, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na manhã de hoje. Com ele foram encontrados 38 pedras de crack e dois papelotes de cocaína. Os traficantes Mão e Neguinho, mesmo feridos na troca de tiros, conseguiram fugir. No imóvel onde acontecia a festa  foram encontrados 74 pedras de crack, 20 papelotes de cocaína, 31 ampolas plásticas com cocaína, um “dolão” de maconha, saquinhos plásticos, estiletes e grampos para embalar a droga, 11 celulares de diversas marcas, um notebook, um aparelho de DVD portátil, uma corrente de prata, e R$ 170,00. Emerson, Eliosmar, Edvaldo, Erivelton, Erickson, Elmo, Robson, André, Edvaldo e Plínio foram presos em flagrante, responderão por tráfico e associação para o tráfico e permanecerão custodiados na carceragem da 23ª DT à disposição da Justiça Criminal. Já o adolescente de 17 anos que estava na companhia do grupo foi apreendido e encaminhado para o Ministério Público (MP). O grupo foi apresentado por Joelson dos Santos Reis, titular da 23ª DT, pelo major Izidro, comandante da 52ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), e pelo major Sérgio Freitas, comandante das Rondas Especiais da Região Metropolitana de Salvador (Rondesp/RMS). Segunda operação - ela manhã, a polícia realizou uma segunda operação, quando Rogério foi morto a tiros. Segundo a 23ª Delegacia, ele também teria participado da execução de Kelly Cyclone, em julho deste ano, também em Lauro de Freitas. Rogério chegou a ser socorrido para o Hospital Menandro de Farias, mas não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo. Em seu poder foram apreendidos certa quantidade de crack e um revólver calibre 32. A polícia informou que as vítimas foram encaminhadas para o Instituto Médico Legal (IML). 
Informações do Correio.

Paróquia Sagrado Coraçaõ de Jesus de Ichu realiza Caminhada em Homenagem ao mês da Bíblia.

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus no município de Ichu-Bahia, a 178 quilômetros de Salvador vem desenvolvendo um importante trabalho de evangelização dentro da comunidade na administração do Padre José Jairo. Nesta sexta-feira, dia 30 de Setembro de 2011, dia em que se encerra o mês da Bíblia, a paróquia realiza uma Caminhada em Homenagem a Santa Palavra de Deus. Essa caminhada tem por objetivo levar aos fiéis a importância de acompanhar os Ensinamentos Sagrados através do Santo Evangelho levando em prática os ensinamentos de Jesus para a humanidade. O mês da Bíblia surgiu em 1971, por ocasião dos 50 anos da Arquidiocese de Belo Horizonte, juntamente com o Serviço de Animação Bíblica/Paulinas (SAB/Paulinas), sendo posteriormente assumido como um projeto de Evangelização, pela Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB), abrangendo o âmbito nacional e também outros países da América Latina.  Cada ano é escolhido para o aprofundamento, um tema ou um livro Bíblico, tendo presente a Campanha da Fraternidade ou algum evento relevante para a caminhada da Igreja.  Em Ichu, a Caminhada em Homenagem a Santa Palavra de Deus tem início às 19 horas desta sexta-feira, dia 30, saindo da Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus e percorrendo as principais ruas da cidade. Padre Jairo convida os fiéis da comunidade e avisa também para todos levarem sua Bíblia, demonstrando assim seu amor e respeito à Palavra de Deus!
Por: Iradilson Lucio Fonte Indepensente FM

quarta-feira, setembro 28, 2011

Mano usa euforia paraense para lançar jovens e colocar Brasil no ataque.

O clima de empolgação com a passagem da Seleção Brasileira por Belém fez o técnico Mano Menezes abandonar a cautela para o jogo contra a Argentina, nesta quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), no Estádio do Mangueirão, pelo Superclássico das Américas. O treinador disse que o ambiente favorável o deixou confortável para abrir o time e escalar jogadores menos experientes. "É algo que aumenta a nossa confiança, mas precisamos retribuir o que está vindo da arquibancada. Minhas decisões em relação aos jovens acompanham esse sentimento de arquibancada, um ambiente mais confortável para que eles não sintam a falta de experiência. Queremos que seja algo forte, mas temos uma parte importante para fazer este casamento", disse. Mano escalou o estreante Bruno Cortês no lugar do veterano lateral esquerdo Kleber, promoveu a entrada de Rômulo no meio-de-campo e observará Borges como camisa nove mesmo com experiente Fred no grupo. Se no 0 a 0 em Córdoba preferiu Renato Abreu para fechar o meio-campo, em Belém escalou Lucas para atuar no ataque. "Às vezes protegemos mais como fizemos em Córdoba, mas temos aqui uma presença muito grande de jogadores Sub-23 que fazem parte desta convocação. Não precisa expor desnecessariamente os jogadores. Essa é a grande vantagem de não jogarmos as Eliminatórias, mas entendo que estamos fazendo isso de forma equilibrada e todos entenderam", disse. Para escalar Lucas, Mano mexeu em grande parte da estrutura do time. Recuou Ronaldinho para o meio-campo, inverteu Neymar de lado (da direita para esquerda) e optou pela entrada de um volante com características mais defensivas, Rômulo, em vez de Casemiro. Assim, espera um time mais agressivo e ao gosto da torcida. "Agora temos que retribuir com um futebol melhor". Euforia por Neymar O atacante Neymar é de longe o jogador mais assediado da Seleção. É alvo de gritos, histeria e plantão de torcedoras no Hotel Crowne Plaza. Mano acredita que a empolgação está relacionada à eventualidade de uma cidade localizada longe do centro do futebol do País receber uma partida com astros. Por isso, o treinador espera mais festa que cobranças no Estádio do Mangueirão. "Isso ocorre pela chance de estar próximo dos ídolos que os torcedores paraenses não têm tanta oportunidade de ver. Em outros lugares isso se torna mais comum. Daí começam a enxergar defeito", disse o treinador, marcando as diferenças da relação da torcida em estados como São Paulo e Rio de Janeiro e em outros localizados ao norte do País. 

Fonte: Terra

PV soteropolitano sai na frente nas eleições de 2012.

A direção municipal do Partido Verde de Salvador aprovou, na última terça-feira (27), uma resolução interna exigindo que os postulantes a cargos eletivos em 2012 na capital precisam atender aos critérios estabelecidos pela Lei da Ficha Lima. A iniciativa dos verdes é um exemplo de que, a despeito da não aprovação do Supremo Tribunal Federal (STF), a vontade popular pode ser absorvida por agremiações partidárias independente do moroso processo burocrático que permeia a Justiça brasileira. “Mesmo ameaçada a Ficha Limpa trouxe um importante debate para a sociedade. Precisamos garantir que esse desejo popular, com mais de 1 milhão de assinaturas, seja de fato garantido, e o PV sai na frente”, declarou André Fraga, Presidente do PV Salvador. No mesmo sentido os petistas aprovaram no último congresso nacional da legenda uma resolução que limita o número de mandatos de deputados federais e senadores. Voltando à Lei da Ficha Limpa, nesta quarta-feira (28), o gramado em frente ao Congresso Nacional amanheceu com 594 vassouras que foram colocadas lá em protesto pela aplicação da regra eleitoral. Os manifestantes, da ONG Rio da Paz, colocaram as vassouras para cobrar além da Lei, a aprovação do voto aberto de parlamentares. De acordo com o presidente da entidade, Antônio Carlos Costa, “a vassoura simboliza a exigência da sociedade de que o Congresso esteja ao lado do povo no combate à corrupção no Brasil”. Esta não é a primeira vez que a ONG faz um protesto cênico em Brasília. Em 2007, cerca de 15 mil lenços brancos foram pendurados em varais na Esplanada dos Ministérios, como forma de representar o número de brasileiros assassinados no país nos cinco primeiros meses daquele ano. “Queremos inaugurar uma nova fase da sociedade civil com o Congresso. Dizer que a corrupção vive no pior ambiente possível, gosta de escuridão, de penumbra. E o voto aberto é luz”, comenta Antônio Carlos. O protesto ocorre no mesmo dia em que o Conselho de Ética da Câmara vai votar o relatório preliminar do deputado Fernando Francischini (PSDB-PR) no processo contra Valdemar Costa Neto (PR-SP) por quebra de decoro parlamentar. O PSOL e o PPS pediram a abertura de processo sob a acusação de que Valdemar Costa Neto teria envolvimento em irregularidades no Ministério dos Transportes, pasta comandada pelo PR. 

Fonte: Bocão News

STR quer sensibilizar prefeitura de Retirolândia para aderir ao Garantia Safra.

O Garantia Safra é um programa do Governo Federal (através do Pronaf) que beneficia o agricultor que teve a plantação da lavoura perdida com a estiagem prolongada ou excesso de chuva. Para que os agricultores recebam o seguro, a prefeitura precisa fazer a adesão ao Programa. Em Retirolândia, a adesão não foi feita no ano passado e os agricultores temem que aconteça o mesmo esse ano. Preocupado com essa situação, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STTR) de Retirolândia promoveu Oficina Microrregional do Garantia Safra, nesta segunda (26), na sede da entidade. Entre as propostas aprovadas, está a promoção de ações de divulgação e mobilização para sensibilização do município de Retirolândia com objetivo de aderir ao Garantia Safra. “O ano passado fizemos vários convites ao prefeito para que pudesse discutir conosco a adesão ao seguro. Além de não comparecer a nenhuma das reuniões, ele também não incluiu o município no programa. Os prejudicados foram os agricultores que perderam suas plantações e não puderam receber o seguro, lamenta o Vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento Municipal (CDM) e representante do STTR, Arnaldo Carneiro. Outra medida é uma conversa com o prefeito de Retirolândia, José Albérico Moreira. O CDM está encaminhando convite para uma reunião no próximo dia 10 de outubro. A pauta é a adesão ao Garantia Safra 2011/2012. No Território do Sisal, para as prefeituras que aderem ao programa, podem receber o seguro agricultores cadastrados que perderam pelo menos 50% da plantação de milho, feijão ou mandioca.
 
Fonte: FATRES

Pão com mandioca pode virar lei na Bahia.

Um projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Mário Negromonte Júnior (PP) propõe que sejam adicionados 10% de fécula de mandioca na farinha de trigo que compõe o pão na Bahia. O estado é o segundo maior produtor da raiz no Brasil, setor que gera 220 mil empregos diretos. A aprovação do texto, segundo o parlamentar, representaria um aumento de 2,5 milhões de toneladas na produção do produto. “O pãozinho baiano, como eu e o secretário de Agricultura, Eduardo Salles, chamamos, será muito mais saudável tanto para o consumidor quanto para a economia, tendo em vista que a fécula da mandioca não contém glúten e atua como diluidor do glúten presente no trigo, além de o fato de não alterar o sabor do pão. Do ponto de vista econômico, o uso da fécula no pão vai representar a economia de R$ 100 a R$ 200 milhões por ano”, argumentou.
Fonte: Bahia Notícias

terça-feira, setembro 27, 2011

Realizada em Ichu a Conferência de Políticas Públicas para as Mulheres.

Em Ichu, foi realizada nesta segunda-feira, dia 26 de setembro de 2011, no Sindicato dos Trabalhadores e Agricultores Familiares de Ichu (SINTRAFI), a Conferência de Políticas Públicas para as Mulheres. O tema central foi: "Igualdade de gênero e autonomia econômica, social, cultural e políticas das mulheres, na perspectiva da erradicação da extrema pobreza e exercício da cidadania das mulheres". Sob a coordenação de Anaglécia da Silva, representante do MOC, foram discutidos os Eixos Temáticos:
Saúde das Mulheres - (Direitos sexuais e direitos reprodutivos)
Educação Inclusiva - (Não sexista, não racista, não homofóbica e não-lesbofóbica)
Autonomia Econômica - (Igualdade no mundo do trabalho e inclusão social)
Comunicação e Cultura - (Mídia e mulher por uma comunicação democrática e não discriminatória).
Prevenção e enfrentamento a todas as formas de violência contra as mulheres
Participação das mulheres nos espaços de poder.
Para facilitar o trabalho a coordenação dividiu três grupos com o objetivo de realizarem a análise da realidade atual da vida das mulheres em todos os âmbitos, focando principalmente na situação delas no município, buscando encontrar quais os problemas que elas enfrentam e ao mesmo tempo definirem prioridades e meios de melhorar a situação. As prioridades levantadas na Conferência Municipal serão encaminhas para a Conferência Interterritorial que acontecerá no mês de outubro na cidade de Pintadas. Foram eleitas as delegadas que representarão o município de Ichu na interterritorial ficando Maria do Carmo e Maria Luzenil pela Sociedade Civil e Raimunda Meire representando o Poder Público. A presidente do SINTRAFI Cristiana Brito ressaltou que é preciso às mulheres exercer plenamente a sua cidadania. Para Cristiana a mulher necessita realmente de condições para estarem inseridas no mercado de trabalho de forma igualitária tendo os mesmos direitos que os homens usufruem. Desta forma conseguirão a sua independência financeira e consequentemente a melhoria da autoestima.
Por André Luiz  Fonte - AL Noticias

Riachão: Professores municipais vâo às ruas protrestar contra o prefeito Falcão.

Como estava previsto, os professores da Rede Municipal de Ensino e servidores de Riachão do Jacuipe, na região sisaleira da Bahia, fizeram uma manifestação pelas ruas da cidade durante a manhã desta quarta-feira (27). A manifestação, que reivindica o encaminhamento à Câmara Municipal do Plano de Carreira dos Professores da rede municipal, teve inicio por volta das 08h, em frente à Câmara de Vereadores, com representantes da APLB-Sindicato e o SISPUM. Após grande concentração, os manifestantes seguiram em caminhada pelas ruas do centro, com carro de som e apitos. Por volta das 10h , os docentes pararam o trânsito nas imediações do Supermercado Carneiro, na confluência com a Avenida Eliel Martins, onde falaram sobre as reivindicações do plano de carreira. Segundo os professores, o prefeito Lauro Falcão tem atrasado propositadamente o envio do Plano de Cargos e Salários para a Câmara de Vereadores. O Plano é um documento que reunirá as leis e normas que nortearão a vida profissional dos docentes jacuipenses. Na última sexta feira (23), em assembléia com os docentes filiados ao SINSPUM-Sindicato dos Servidores Públicos Municipal e a APLB, ficou decidido, por unanimidade, pela paralisação.   Os servidores irão se concentrar, a partir das 08 horas, em frente à Câmara de Vereadores e, depois, marcharão em direção da Prefeitura Municipal. “Tentaremos negociar com o gestor e só sairemos com a resposta, pois há mais de dois anos este plano está elaborado, vem sendo reestruturado e agora, depois de construído pelas duas entidades sindicais, o gestor não encaminha à Câmara para apreciação dos vereadores. Isto é uma falta de respeito”, afirmou Maria Rios, Presidente do SINSPUM. 

Fonte: Interior da Bahia

segunda-feira, setembro 26, 2011

Após duas rodadas da copa rural apenas três equipes seguem com 100% de aproveitamento.

Depois do fechamento da segunda rodada da Copa Rural de Ichu versão 2011 apenas 3 equipes se mantém com 100% de aproveitamento são elas Bela Vista, Educativo e Flamengo da Baixinha, sendo que das três apenas a equipe de Bela Vista atuou nas duas primeiras rodadas pois se encontra no grupo B da competição onde alem de Bela Vista temos Retirinho, Barra, Morro Redondo, Nova Esperança e Formigueiro e por esse motivo ninguém folga nas rodadas já pelo grupo A onde se encontra Educativo e Flamengo é composto por cinco equipes alem dessas já citadas temos  Caboje de Queimada do Cedro, Juventude do Barro Preto e Vitória da Queimada do Cedro, e devido o grupo ter um numero impa a toda rodada terá uma equipe folgando é por esse motivo que Educativo e Flamengo da Baixinha estarão completando sua segunda rodada no próximo fim de semana onde o Educativo recebe o Juventude do Barro Preto em seus domínios e o Flamengo vai ate a Queimada do Cedro enfrentar a equipe do Vitória que assim como o Juventude já vai para seu terceiro jogo no certame, e pelo grupo B teremos Formigueiro x Nova Esperança, Bela Vista x Retirinho, Morro Redondo x Barra. ate aqui foram realizadas 10 partidas marcado 24 gols mantendo assim uma media de 2,4  gols por jogo, e a classificação de momento é a seguinte: 

Grupo A 1º Juventude do Barro Preto 4 pontos ganhos
                2º Flamengo da Baixinha 3 pontos, 2 gols de saldo, marcou 3 gol  e sofreu 1
                3º Educativo 3pontos, 2 gols de saldo, marcou 2 gols e não sofreu nenhum
                4º Vitória da Queimada do Cedro 1 ponto
                5º Caboje de queimada do Cedro  zero ponto 

Grupo B  1º Bela Vista 6 pontos
               2º Retirinho   4
               3º Nova Esperança  3
               4º Barra  2 
               5º Formigueiro 1
               6º Morro Redondo zero ponto 
E se terminasse hoje teriamos os seguintes confrontos na proxima fase:
Juventude      x    Barra
Bela Vista    x    Vitória
Flamengo  x    Nova Esperança
Retirinho    x      Educativo

Ichu: Motorista perde controle e veículo cai em caixa da EMBASA.


Por volta das 6:30 da manhã desta segunda-feira, 26, quase acontecei uma tragédia na estrada Ichu ao povoado de Casa Nova próximo a comunidade de Maxixe. O veículo Santana Quantum, placa JNM 1220, licença de Riachão do Jacuípe, dirigido por Gilson Ney Carneiro, seguia de Ichu para Riachão e ao chegar na curva que fica próxima a uma escola abandonada perdeu o controle e acabou caindo dentro de uma caixa da EMBASA que estava sem a tampa. Gilson Ney que seguia com a esposa e o filho, informou que vinha em baixa velocidade e que por este motivo o acidente teve apenas danos materiais. Ele acrescentou que irá buscar seus direitos pelo fato da irresponsabilidade da empresa que não dá manutenção nestas caixas e as deixam sem tampa causando riscos a população. O veículo foi removido do local por um guincho enviado pela seguradora.

Fonte: Blog do André Luiz

Governador entregou obras em Lamarão neste sábado.

Com área total de 1.440,19 m², o Mercado Municipal de Lamarão ganhou novos boxes, cobertura, piso, banheiros, instalações elétricas e hidráulicas. Foram investidos R$ 442,48 mil na reforma. Já o sistema de abastecimento de água que será entregue, no qual foram aplicados R$ 399,78 mil, atenderá os povoados de Traíra I e II, beneficiando 890 pessoas. O sistema é composto por 4,5 mil metros de adutora, 5.530 metros de rede de distribuição e 171 ligações domiciliares.


Por: Carlos Miranda Lima Repórter enviada por e-mail

Aconteceu em Ipirá mais um Encontro de Comunicação da Bacia do jacuípe.

Aconteceu dia 25 de setembro de 2011, no Município de Ipirá, mais um Encontro de Comunicação da Bacia do Jacuípe. O encontro contou com a presença de blogueiros, radialistas e representantes de entidades relacionadas ao território. Os comunicadores discutiram políticas públicas para o setor, cursos de aperfeiçoamento e responsabilidade social na produção de mídias. O ponto alto do evento foi à palestra de Edmundo Filho, representado a Secretaria de Comunicação do Estado, onde citou a necessidade de organização da imprensa popular. Também, Edmundo garantiu que o Governo Wagner está aberto para a inovação midiática e aposta na formação do Conselho de Comunicação com o objetivo de fortalecer a liberdade de imprensa e a qualificação permanente do setor. Outra contribuição decisiva foi à participação da Presidente do CODES, Joilma Rios, que se colocou a disposição do GT de comunicação com o objetivo de contribuir na organização dos profissionais de mídia do território da Bacia do Jacuípe. O próximo Encontro será em Várzea da Roça no dia 16 de outubro.

Queda da última invicta e despedida prematura marcam a 9ª rodada da IV Copa Mulher.


As guerreiras do Malhadão não suportaram a força do mando de campo e perderam a invencibilidade na casa das adversárias. É bem verdade que até resistiram bravamente, mas tiveram que amargar o tradicional gude preso registrado aos 20 minutos da etapa final. O confronto foi realizado no Redondão neste domingo, 25/09, diante de um público estimado em 300 pessoas. Como consolo, apesar da derrota, a manutenção da liderança. Pior foi o que aconteceu com o escrete da Sucam. O time comandado pela experiente Cristiane Jesus dos Santos, além de cair de quatro, no Kelezão se despediu prematuramente do certame já que conquistou apenas 3 pontos, em sete jogos e como só lhe resta mais uma partida, mesmo que venha a obter um triunfo somente chega a 6 pontos enquanto que a Lagoa de Fora já tem oito e o Alto da Bandeira tem nove. resultados do fim de semana da IV copa Mulher de Serrinha Lagoa de Fora 4x1 Sucam, União do Campo Redondo 1x0 Malhada do Alto

Classificação Geral:

1- Malhada do Alto, 15 Pontos Ganhos

2- União do Campo Redondo, 14

3- Alto da Bandeira, 9

4- Lagoa de Fora, 8

5- Sucam, 3

Por: Jorge Luiz da Silva

Fotos aéreas de Ichu Bahia, breve mais imagens internautas!

Colaboração do Fotografo ACL o Popular Mala Veia.

Deixe seu Recado ou Sugestão!